Paraná receberá 786,5 mil testes rápidos para diagnóstico da covid-19

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (13), por meio do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste), a 7ª pauta de distribuição, que deve contemplar o Paraná com mais 786.511 testes rápidos de antígenos nos próximos dias. Entretanto, a remessa ainda não tem data confirmada para envio.

Foto: Clevis Massolla/SESA

Os testes são feitos em pessoas sintomáticas com suspeita de covid-19, contatos de casos suspeitos ou confirmados e que tenham maior risco de contaminação. Logo que chegarem ao estado, os testes serão encaminhados para a Coordenação de Material de Patrimônio (Comp) onde serão conferidos e, na sequência, distribuídos para as Regionais de Saúde.

O quantitativo foi definido em uma reunião realizada na segunda-feira (10) entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e governo federal, em que foi considerado o critério populacional de cada estado.

Teste

O teste rápido detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2, responsável pela infecção da covid-19, por meio da coleta de amostra da secreção respiratória (nasofaringe) e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos.

Na última quinta-feira (6), a Secretaria enviou 464.080 testes para as 22 Regionais. Desde outubro de 2021, mais de um milhão de unidades já foram descentralizadas.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.