Paraná registra aumento de novos casos de covid-19 e liga alerta após período de festas

O Paraná registrou um aumento no número de casos de covid-19 nas últimas semanas. Conforme o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta segunda (3), a média móvel de novos casos nos últimos sete dias foi de 474, com um aumento de 209,4% em relação aos últimos 14 dias.

casos covid
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Em Curitiba, a média móvel de casos está em 171, 405.9% maior do que há 14 dias atrás. Já os casos ativos registraram um aumento de 92.0% na média móvel nas últimas duas semanas. O informe desta segunda mostra que a capital tem atualmente 1.421 moradores infectados e com potencial de transmissão do vírus.

O aumento pode estar relacionado com as festas de final de ano, com muitas famílias se reunindo no feriado de Natal e Ano Novo. Porém, segundo a Sesa, os números estão dentro do esperado. Mesmo com a alta, a média móvel foi menor do que a registrada no último mês: em dezembro, foram 246 casos confirmados por dia, enquanto em novembro a média foi de 434.

Já o número de óbitos segue diminuindo no Paraná. Conforme o último boletim, o estado tem uma média de uma morte por covid-19 por dia na última semana, 61,5% menor comparado com 14 dias atrás. Já Curitiba não registra óbitos desde o dia 28 de dezembro.

H3N2 – A Sesa orienta para que a população siga se vacinando e tomando os cuidados não apenas com a covid-19, mas também com a gripe H3N2. Nesta segunda-feira (3), a secretaria confirmou 224 novos diagnósticos da Influenza no Paraná. Ao todo, o estado soma 262 casos positivos, e a transmissão da doença é considerada comunitária – quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.