Variante Delta da Covid está se tornando dominante no mundo, diz OMS

GENEBRA (Reuters) – A variante Delta da Covid-19, identificada primeiramente na Índia, está se tornando a variante dominante em todo o mundo, disse a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.

Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS

Soumya Swaminathan também expressou decepção com o fracasso da candidata a vacina da CureVac em um teste de padrão de eficácia da OMS, em particular agora que variantes altamente transmissíveis aumentam a necessidade de vacinas novas eficazes.

O Reino Unido relata um crescimento acentuado de infecções da variante Delta, e a principal autoridade de saúde pública da Alemanha previu que ela se tornará a variante dominante rapidamente em seu país, apesar das taxas de vacinação crescentes.

O Kremlin atribuiu uma disparada de casos de Covid-19 à relutância a tomar vacinas e ao “niilismo” depois que um recorde de infecções novas em Moscou, a maioria resultante da variante Delta, provocou o temor de uma terceira onda.

“A variante Delta está bem encaminhada para se tornar a variante dominante globalmente por causa de sua maior transmissibilidade”, explicou Swaminathan em uma coletiva de imprensa.

As variantes do coronavírus foram citadas pela CureVac quando a empresa alemã relatou nesta semana que sua vacina só se mostrou 47% eficaz na prevenção da doença, abaixo do padrão de 50% da OMS.

A empresa disse ter documentado ao menos 13 variantes circulando na população que estudou.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.