Cresce preocupação com vacina da AstraZeneca no Reino Unido, aponta pesquisa

Por Kate Kelland

Vacina da Oxford/AstraZeneca

LONDRES (Reuters) – O entusiasmo britânico com a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 diminuiu neste mês, refletindo a crescente preocupação com as possíveis ligações do imunizante com efeitos colaterais adversos raros, embora a confiança geral nas vacinas esteja alta no Reino Unido, mostrou uma pesquisa atualizada.

A pesquisa com quase 5.000 pessoas apontou um aumento significativo na proporção de pessoas que disseram querer ser vacinadas contra a Covid-19 o mais rápido possível, mas também revelou que quase um quarto das pessoas agora acredita que a vacina da AstraZeneca causa coágulos sanguíneos, ante 13% no mês passado.

Relatos de possíveis ligações com coágulos sanguíneos muito raros diminuíram a confiança no imunizante da AstraZeneca, que foi desenvolvido com cientistas da Universidade de Oxford e mostrou em testes ser 76% eficaz na prevenção da Covid-19 sintomática.

Mais de uma dezena de países europeus suspendeu temporariamente seu uso após relatos de coágulos sanguíneos combinados com plaquetas baixas em um número muito pequeno de pessoas que tomaram a vacina. Muitos países voltaram a usá-la, mas com algumas restrições.

“O susto do coágulo sanguíneo afetou a forma como parte do público (do Reino Unido) vê a vacina da AstraZeneca — mas não reduziu a confiança nas vacinas em geral”, disse Bobby Duffy, diretor do Instituto de Política do King’s College de Londres, ue coliderou o estudo.

“A tendência tem sido em direção a um maior comprometimento com a vacinação –e rapidamente– à medida que o programa tem progredido tão bem, sem nenhum sinal de problemas graves generalizados”, acrescentou.

A pesquisa no Reino Unido foi conduzida entre 1º e 16 de abril com 4.896 adultos com idades entre 18 e 75 anos.

A vacina da AstraZeneca é uma das duas em uso no Brasil contra a Covid-19, ao lado da CoronaVac.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.