Declaração de imposto de renda 2022: prazo vai até 31 de maio

O prazo para fazer a declaração de Imposto de Renda 2022 está em sua reta final. Brasileiros que tiveram rendimentos superiores a R$ 28.559,70 no decorrer do ano passado têm até a próxima terça-feira (31) para declarar o IR. Caso contrário, o contribuinte estará sujeito a sofrer restrições por parte da Receita Federal, além de ter que pagar multa.

Para fazer a declaração do IR deste ano, os brasileiros têm três opções digitais. É possível, segundo o governo federal, realizar o processo por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, que está disponível para os sistemas operacionais Android (Google) e iOS (iPhone/Apple). A opção via app está disponível para celulares e tablets.

O aplicativo não é, contudo, a única opção disponível para a declaração de Imposto de Renda 2022. Para computadores e notebooks, é possível baixar o programa que o governo chama de Programa Gerador de Declaração (PGD). Há, por fim, a alternativa de, uma vez conectado à internet, realizar o preenchimento on-line.

A equipe da Receita Federal indica, ainda, que o contribuinte pode começar o processo declaratório em um dos meios disponíveis, salvar o material e, posteriormente, concluir a ação em outra plataforma. Ou seja: é possível iniciar a declaração pelo aplicativo e concluí-la por meio do sistema de preenchimento on-line.

“Quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo estará sujeito a multa.”

Apesar de, oficialmente, a declaração poder ser feita até as 23h59 de 31 de maio, a própria Receita Federal alerta para não deixar o processo para os últimos instantes. “Não deixe para a última hora”, afirma o órgão, em nota divulgada nesta semana. “A dias do encerramento do prazo para a entrega da declaração é bom alertar que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo estará sujeito a multa.”

O prazo, aliás, já representa mais dias para a declaração. Anteriormente, conforme noticiado pelo SBT Brasil, a data-limite para a entrega da documentação para o IR era 29 de abril. A mudança foi anunciada pela Receita Federal no início do mês passado.

Informações de SBT News