Desmatamento da Amazônia aumentou em setembro, mostram dados de satélite

BRASÍLIA (Reuters) – O desmatamento da floresta amazônica aumentou ligeiramente em setembro em relação ao ano anterior, mostraram dados preliminares de satélite nesta sexta-feira, pouco depois de o vice-presidente Hamilton Mourão ter comemorado uma redução registrada em números anteriores.

REUTERS/Ueslei Marcelino

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostraram que cerca de 985 quilômetros quadrados de floresta foram desmatados no mês passado, 2% a mais do que em setembro de 2020.

De janeiro a setembro, o desmatamento caiu menos de 1%, para cerca de 7.011 quilômetros quadrados, uma área quase nove vezes o tamanho da cidade de Nova York.

Em pronunciamento na III Cúpula Presidencial pela Amazônia, nesta sexta, Mourão usou dados anteriores para argumentar que o governo federal está combatendo o desmatamento com sucesso.

O vice-presidente mencionou dados preliminares que mostram que o desmatamento caiu 5% entre agosto de 2020 e julho de 2021, na comparação com igual período anterior, e destacou uma melhora em agosto no comparativo com o mesmo mês do ano passado.

O presidente Jair Bolsonaro tem sido duramente criticado por ativistas ambientais e alguns líderes mundiais pelo aumento do desmatamento durante seu mandato a um nível não visto em mais de uma década.

Seus apelos por mais agricultura e mineração na Amazônia têm encorajado madeireiros ilegais e invasores de terras protegidas.

Em uma cúpula do Dia da Terra na Casa Branca e novamente na Assembleia-Geral da ONU no mês passado, Bolsonaro prometeu acabar com o desmatamento ilegal no Brasil até 2030.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.