Despedidas à rainha Elisabeth seguem até a próxima segunda; veja cronograma

Com a chegada do caixão com o corpo da rainha Elizabeth II ao Palácio de Buckingham nesta terça-feira (14), onde foi recebido pelo rei Charles III e pela família real, as despedidas à monarca seguem até a próxima segunda-feira (19). 

Quarta-feira (14)

O caixão com o corpo da rainha seguirá do Palácio de Buckingham para o Palácio de Westminster, sede do governo britânico, onde ficará por 4 dias. Ele ficará na Westminster Hall, sala mais antiga do palácio, e será exposto ao público antes do funeral

Antes de chegar a esse local, o caixão será transportado por uma carruagem da Tropa Real de Artilharia do Rei.

De quinta-feira (15) a domingo (18) 

Nesse período, os súditos podem fazer as últimas homenagens à monarca. No sábado (17.set), um dia antes do funeral, o rei Charles III viaja junto com a rainha consorte, Camilla Parker, ao País de Gales, última nação britânica a ser visitada em meio às despedidas à Elizabeth II

Segunda-feira (19)

O funeral de Estado da rainha acontece neste dia às 11h no horário local (7h horário de Brasília), com transmissão pela TV. Exatamente neste horário, o caixão da rainha será levado ao Túmulo do Guerreiro Desconhecido. Os carregadores do caixão ficarão nesse local até o Big Ben tocar apenas uma badalada, para que sejam feitos dois minutos de silêncio em todo o país.

Este dia foi decretado como feriado nacional do Reino Unido. Além da família real e autoridades britânicas, estima-se que cerca de 500 chefes de Estado e dignitários estrangeiros devem comparecer ao funeral, incluindo o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e dos EUA, Joe Biden.

A rainha Elizabeth II será enterrada ao lado do marido, o príncipe Philip. O luto da Família Real deve seguir até sete dias após o funeral da monarca.

Informações de SBT News