Dia D de multivacinação: confira onde se imunizar em Curitiba neste sábado

O novo Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (20) em 19 unidades de saúde de Curitiba. A imunização estará disponível para crianças, adolescentes e adultos, das 9h às 17h.

“Pedimos, mais uma vez, que o curitibano participe deste Dia D. É urgente recuperar as coberturas vacinais em todo país, evitando que voltemos a testemunhar o dano que essas doenças podem causar. Vacina é saúde, é vida”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Veja abaixo a lista das 19 unidades que estarão abertas para o Dia D de Multivacinação. Os endereços também estão disponíveis no site Imuniza Já Curitiba.

Vacinas disponíveis

– Vacinas de rotina – BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, pneumo 23 (eletiva), meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
– Vacina contra a gripe (influenza) – disponível para pessoas acima de 6 meses de idade que ainda não receberam esta dose em 2022.
 – Vacina contra a covid-19 – repescagem contínua para todos os públicos já convocados, tanto para primeira e segunda doses quanto para as doses de reforço.

Poliomielite

Seguindo a campanha nacional, Curitiba reforça a necessidade de aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite. Apesar de o Brasil não registrar casos da doença desde 1989, o vírus continua presente em outros países, aumentando a necessidade de medidas preventivas.

Em julho, um caso da doença foi confirmado em Nova York (EUA) e, neste mês, o vírus foi detectado nos esgotos novaiorquino e de Londres (Inglaterra).

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus e não tem tratamento específico. A principal ferramenta para evitar a doença é a vacinação.

Quem deve se vacinar: o público-alvo para a campanha são todas as crianças menores de 5 anos de idade. Os bebês menores de 1 ano serão imunizados conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. Já os pequenos de 1 a 4 anos devem ser levados para receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP – a “da gotinha”), desde que já tenham recebido as três doses do esquema básico.

Sarampo 

Assim como a pólio, o sarampo também não tem tratamento específico. Por ser uma doença altamente contagiosa, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção ao morbillivirus.

Este ano, já foram registrados 41 casos de sarampo no Brasil, nos estados do Amapá, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo (vizinho do Paraná), reforçando o alerta para as ações preventivas.

Além de vacinar as crianças, é importante que a população adulta jovem esteja imunizada contra essa doença, contribuindo para reduzir o risco de circulação do vírus.

Quem deve se vacinar: o esquema vacinal prevê duas doses de vacina contra o sarampo: uma dose aos 12 meses de idade da tríplice viral (VTV – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) e uma dose da tetra viral ou SCRV (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses.
Adolescentes e adultos menores de 30 anos precisam ter tomado durante a vida duas doses de VTV ou SRC. Em Curitiba, a SMS convoca para a vacinação contra o sarampo, todas as pessoas abaixo dos 30 anos e que receberam a segunda dose há dez anos ou mais. Essas pessoas receberão uma dose extra do imunizante, reforçando a barreira de proteção contra o vírus.
Adultos de 30 a 59 anos precisam ter tomado, ao menos, uma dose da VTV após 1 ano de idade. Quem não completou este esquema vacinal quando criança, precisa atualizar a carteira de vacinação.

Onde tomar a vacina no novo Dia D:

Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida 
Rua Carlos Amoretty Osório, 169 – Sítio Cercado

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Bacacheri
Avenida Erasto Gaertner, 797 – Bacacheri

Unidade de Saúde Abranches
Rua Aldo Pinheiro, 60 – Abranches

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Visitação
Rua Bley Zorning, 3.136 – Boqueirão

Unidade de Saúde Hauer
Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Salgado filho
Avenida Senador Salgado Filho, 5.265 Uberaba

Unidade de Saúde Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia

Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Cândido Portinari
Rua Durval Leopoldo Landal, 1.529 – Cidade Industrial 

Unidade de Saúde Oswaldo Cruz 
Rua Pedro Gusso, 3.749 – Cidade Industrial

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

Unidade de Saúde Ipiranga
Rua Santa Regina, 667 – Capão Raso

Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Santa Amélia
Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha

Unidade de Saúde Vila Guaíra
Rua São Paulo, 1495 – Vila Guaíra

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde Nova Orleans
Avenida Vereador Toaldo Tulio, 4577 – Orleans

Unidade de Saúde Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Moradias da Ordem
Rua Jovenilson Americo de Oliveira, 240 – Tatuquara

Unidade de Saúde Rio Bonito
R. Fanny Bertoldi, 170 – Campo de Santana 

Informações da Prefeitura de Curitiba