Brasil tem menor superávit comercial para outubro desde 2015, a US$2 bi

BRASÍLIA (Reuters) – A balança comercial brasileira teve superávit de 2 bilhões de dólares em outubro, dado mais fraco para o mês desde 2015 (+1,6 bilhão de dólares), obtido em meio à aceleração das importações, divulgou o Ministério da Economia nesta quarta-feira.

Navio cargueiro descarrega soja no porto de Paranaguá, no Paraná

O resultado veio em linho com estimativa de analistas de um saldo positivo de 2,05 bilhões de dólares, conforme pesquisa da Reuters.

A performance confirmou tendência vista nos últimos meses, com elevação das importações em ritmo mais forte que o observado na ponta das exportações.

Em outubro, as importações somaram 20,516 bilhões de dólares, alta de 54,9% pela média diária sobre igual mês do ano passado. Isso ocorreu tanto por um aumento nos preços (+23,5%), quanto pelo volume comprado (+19,6%), informou o Ministério da Economia.

Já as exportações tiveram alta de 27,6%, também pela média diária, a 22,5 bilhões de dólares. Neste caso, o crescimento foi guiado sobretudo pelo avanço dos preços (+26,3%), já que a quantidade de embarques ficou praticamente estável sobre outubro de 2020 (+0,7%).

No acumulado de janeiro a outubro, o superávit da balança é de 58,6 bilhões de dólares, contra saldo positivo de 45,2 bilhões de dólares do mesmo período do ano passado.

Para 2021, a expectativa do ministério é de um saldo positivo de 70,9 bilhões de dólares, projeção que foi atualizada no início do mês passado e que representa um valor recorde para a série iniciada em 1989.

(Por Marcela Ayres)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA210W-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.