Nova presidente da Caixa afasta vice e grupo de assessores após denúncias de assédio

(Reuters) – A nova presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, afirmou nesta segunda-feira em entrevista à GloboNews que afastou o vice-presidente de logística, Antonio Carlos Ferreira, e seis funcionários vinculados à presidência do banco após o escândalo de assédio sexual na instituição revelado na semana passada.

O escândalo envolve o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que renunciou na semana passada, e foi revelado pelo site Metrópolis, que afirmou que o executivo é alvo de investigação sigilosa do Ministério Público Federal por conta de múltiplas denúncias de assédio sexual durante seu mandato no banco.

“O vice-presidente de logística será realocado para outra área e hoje de manhã afastamos o chefe de gabinete (da presidência) e cinco consultores”, disse Marques na entrevista. Ela explicou que pediu o afastamento de todas as pessoas que “possam estar envolvidas nas denúncias” e para preservar a imagem da instituição após o escândalo.

Na sexta-feira, o vice-presidente de negócios de atacado, Celso Leonardo Barbosa, também foi afastado.

Segundo ela, “é natural” uma nova presidência alterar os cargos de confiança para iniciar a sua gestão e para isolar o dia a dia dos negócios do banco das denúncias.

“Este movimento (de afastamento de pessoal), por ora, está feito”, disse a executiva, afirmando que tem “liberdade total” da Presidência da República para “fazer o que é correto”.

Segundo ela, com a sua gestão, a Caixa vai iniciar um movimento de apoio às mulheres do país, aproveitando de sua rede de 27 mil postos de atendimento.

“Estou plantando uma semente…é inaceitável esse tipo de comportamento (assédio). Somos o único banco que está em todas as cidades do país e isso é uma oportunidade única de conscientizar as mulheres”, disse Marques, acrescentando que vai criar um canal de diálogo exclusivo com funcionárias do banco para receber denúncias.

Ela citou que a Caixa vai fazer uma concorrência para contratar uma empresa de investigação independente das denúncias e que a escolha deve ocorrer no prazo de uma semana.

Novos nomes

Além disso, Marques afirmou na entrevista que está trazendo para a caixa três integrantes do Ministério da Economia de sua confiança.

A primeira é Danielle Calazans, que era responsável pela secretaria de gestão corporativa do ministério. “Ela será meu braço direito na gestão e na reestruturação das áreas e dos negócios do banco”, afirmou a nova presidente da Caixa.

A segunda pessoa, que ficará focada em negócios e produtos da Caixa, é Alexandre Mota, diretor de operações da empresa de liquidação de ativos podres vinculada ao ministério, Emgea. “Ele vai cuidar desta área de atacado, crédito e negócios comigo”, disse Marques.

O último integrante da equipe inicial da nova presidente da Caixa é Caroline Busatto, que estava na secretaria de produtividade e competitividade chefiada por Marques antes de ser indicada para a presidência da Caixa na semana passada.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.