Variação da taxa Selic em 2022 e como ela afeta o seu financiamento

Em 2022, a taxa de juros mais importante da economia brasileira atingiu pela primeira vez desde 2017 dois dígitos. E economistas preveem que o aumento seguirá “a todo vapor”. Nesse sentido, é importante estar atento a essas variações, já que elas afetam a nossa vida de forma direta. Mas como será que ela afeta o financiamento do seu veículo? Descubra neste texto e esteja preparado.

O que é a taxa Selic?

Selic é uma sigla que significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Nesse programa as instituições financeiras compram e vendem, diariamente, títulos do Tesouro Nacional. Nesse sentido, a Taxa Selic é a taxa ligada aos juros desses títulos públicos oferecidos pelo governo.

O valor da Selic é definido pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Esse comitê reúne-se a cada 45 dias para tomar decisões entre elas o valor dessa taxa. Para tomar essa decisão o Copom baseia-se em diferentes indicadores financeiros, em especial na inflação. E as variações dessa taxa afetam diretamente a economia brasileira.

As oscilações da taxa Selic entre 2021 e 2022

Como dissemos anteriormente, o valor da Taxa Selic é decidido a cada 45 dias pelo Copom. Nesse sentido, apresentaremos a seguir as variações da taxa durante o ano de 2021 e até o momento neste ano.

2021

Data da reunião do CopomTaxa Selic fixada em
20 de janeiro2%
17 de março2,75%
5 de maio3,5%
16 de junho4,25%
4 de agosto5,25%
22 de setembro6,25%
27 de outubro7,75%
8 de dezembro9,25%

2022

Data da reunião do CopomTaxa Selic fixada em
2 de fevereiro10,75%
16 de março11,75%
4 de maio12,75%
15 de junho13,25%

Como foi possível perceber, a Taxa Selic está em uma fase de grande crescimento desde o início de 2021. Apresentando de janeiro daquele ano a maio de 2022 um aumento de 10,75%.

Além disso, economistas preveem que o aumento não parará por aqui. Mas como será que esse aumento reflete no financiamento do seu veículo?

Como as variações da taxa Selic influenciam no financiamento de veículos

Mesmo aqueles que não possuem investimentos em tesouro direto precisam estar atentos às elevações constantes da taxa Selic, já que outros juros do mercado tendem a seguir esses aumentos.

Nesse sentido, conforme a taxa controlada pelo Copom sobe, os financiamentos também são reposicionados pelas empresas e, dessa forma, elevações acontecem no custo final da aquisição do seu veículo.

Se você fez ou pretende fazer um financiamento e agora está precisando lidar com as elevações dos juros causados pelo aumento da Selic, saiba que existe uma saída.

Com a ajuda da Solução Financeira você consegue negociar e garantir até 70% de desconto no valor total do seu financiamento. Ficou interessado? Então acesse o site da Solução Financeira e saiba mais.