Adote um avental: campanha auxilia artesãos e apoia trabalhadores da reciclagem

Estudantes, professores e servidores que integram o projeto de extensão “Lonarte”, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), lançaram a segunda etapa da campanha “Adote um avental”. Iniciada no ano passado, a iniciativa tem o objetivo de gerar renda para grupos de artesãos e equipar cooperativas de trabalhadores que atuam na separação de lixo reciclável, em Londrina.

Foto: UEL

A meta para 2021 é produzir 400 peças que serão direcionadas a trabalhadores que atuam na esteira de triagem de resíduos, de todas as cooperativas locais.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora Camila Doubek, do Departamento de Design, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), a campanha busca dar destinação maior às lonas de banners, que comumente são descartadas.

Feitas em PVC e poliéster, vão para as mãos de professores e estudantes de design que projetam o avental. Este ano serão feitos ajustes para que possam se adequar ainda melhor nos trabalhadores das cooperativas.

Após a modelagem, os cortes seguem para os grupos de costura Marreca e Retração Novo, de Irerê e Lerrouville, respectivamente. De acordo com Camila, com a pandemia, os integrantes desses grupos de artesãos tiveram sério impacto na renda familiar.

“Queremos disseminar a cultura do reaproveitamento, dando nova finalidade ao banner feito em PVC, um material não reciclável, resistente e de uso bastante curto. Com o reaproveitamento buscamos aumentar a vida útil deste material”, definiu a coordenadora.

Ela explica, ainda, que os aventais representam uma ferramenta de proteção bastante importante para quem atua na esteira de reciclagem.

No ano passado o projeto conseguiu finalizar 40 aventais, doados para a Ccoopermudança, que separa os resíduos do Hospital Universitário (HU/UEL), com patrocínio da Unimed Londrina. Para este ano, o projeto pretende ampliar a produção de peças e atender a todas as cooperativas locais.

Lonarte

O projeto de extensão Lonarte é desenvolvido no Departamento de Design da UEL. Além da professora Camila, a iniciativa conta com o apoio da coordenadora do projeto ReciclaUEL, Maria José Sartor, e das estudantes Natália Pereira, do curso de Design de Moda, e Beatriz Costanzi, do curso de Administração.

Colaboração

Cada peça tem o custo de R$ 10. As colaborações podem ser feitas por depósito bancário, agência 0001, conta corrente 12898011-7, Banco Pag Seguro, código 290.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.