Especialista dá dicas de como controlar a ansiedade para prova do Enem e fala da hipnose para concentração

Após algumas incertezas e reajustes por conta da pandemia, a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 vai acontecer neste domingo (21). As provas são uma porta de entrada para a vida acadêmica, uma vez que a nota é utilizada para a classificação em universidades públicas e particulares. Assim, é comum a ansiedade tomar conta do aluno que estudou por tanto tempo e agora será avaliado.

Foto: Divulgação

Um dos profissionais mais renomados em Programação Neurolinguística (PNL) e técnicas de estudo comportamental, Francesco Pellegatta afirma que, apesar dessa ansiedade, é necessário manter a mente livre de pensamentos negativos. Oxigenar a cabeça e o corpo é fundamental para evitar que o medo tome conta nesse momento.

“A melhor postura seria afastar os pensamentos negativos. Todas as vezes que pensamentos como ‘não vou passar’ vierem à mente, o ideal é interromper o pensamento e pensar que tudo irá dar certo. Falando a nível corporal, uma situação tão estressante como essa pode realmente resultar em um acúmulo de tensões. Então, além de exercitar a mente, seria bom fazer algumas atividades físicas para liberar essa energia acumulada de maneira produtiva”.

O Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. E além de muito estudo, é necessário concentração na hora da prova. Francesco afirma que algumas técnicas de PNL ou Hipnose podem ser usadas dentro da própria sala de aula para relaxar e aliviar a tensão.

“A solução mais rápida para se acalmar em situações como essa é usar a visão. Nosso sistema nervoso tem dois mecanismos: o Sistema Simpático (ativado em situações de estresse ou perigo) e o Sistema Parassimpático (ativado em momentos de calma e tranquilidade). Quando você abre a visão periférica, automaticamente ‘desliga’ o Sistema Simpático e ‘ativa’ o Sistema Parassimpático. E é muito simples fazer isso: basta focar em um ponto e manter os olhos fixos neste ponto”.

O Enem acontece nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia, os candidatos fazem a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, a prova é de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

O italiano, formado em psicologia na Anthem University, dá dicas para absorver melhor alguns conteúdos nessa reta final de estudos e evitar pegadinhas.

“Primeiramente, é importante estudar compreendendo o conteúdo. Muitas pessoas acreditam que é ótimo memorizar as informações, mas na verdade isso é a coisa pior que podemos fazer. Memorizando, a tendência é acontecer uma desorganização. Além disso, serão memórias de curto prazo porque falta a compreensão. Outro ponto a se ter atenção é a administração do tempo. Dedique um tempinho para ler e compreender a pergunta também”.

Confira outras dicas de Pellegatta para realizar o Enem de forma tranquila:

Boa noite de sono

“Para resolver a questão da insônia do dia anterior ao Enem, podemos usar um simples exercício de imaginação ativa combinado com um exercício de respiração. Quando você já estiver na cama, pronto para dormir, é suficiente começar a focar a respiração deixando-a bem mais profunda e mais devagar. No momento que isso acontecer, pode começar a imaginar algo de bom, como um lugar que faz você se sentir em paz e protegido. Quando os pensamentos negativos começarem a surgir, foque no seu lugar de paz e tranquilidade mantendo a respiração profunda”.

Alimentação adequada

“A alimentação é extremamente importante para uma boa saúde física e mental. Evitem comidas super processadas e também pratos pesados de difícil digestão. Além disso, escolha alimentos mais leves como legumes, nozes e carnes preparadas sem excesso de gorduras. É interessante evitar comer alimentos pesados no dia anterior ao exame, assim café e energético, que são estimulantes”.

Evite pensamentos negativos

“Focar nos pensamentos positivos é a melhor solução. Na vida não iremos passar em todas as provas, então seria mais eficaz viver este momento com serenidade. Com certeza é fácil se abater durante este período, mas lembre-se: sempre que você pode dar o seu melhor, independentemente do resultado, faça tudo que está ao seu alcance. Em caso de não aprovação, foque na próxima oportunidade”.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.