Estudantes da rede municipal voltam às atividades presenciais do ensino híbrido

Todas as 415 unidades da rede municipal de ensino (185 escolas e 230 Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs) reabriram nesta segunda-feira (2/8) para receber parte das crianças e estudantes do ensino híbrido, formado por aulas presenciais e videoaulas da TV Escola Curitiba.

Lucilia Guimarães/SMCS

Cerca de 90 mil estudantes vão retornar presencialmente às salas de aula de forma escalonada. Eles foram divididos em dois grupos (A e B), com cerca de 45 mil estudantes a cada semana, como foi feito no início do ano letivo, em fevereiro.

Lucilia Guimarães/SMCS

Conforme o formulário preenchido pelas famílias, 65% optaram pelo formato híbrido de ensino e os 35% restantes seguem no ensino exclusivamente remoto.

Antes dos dois grupos (A e B), no dia 19 de julho, cem escolas e CMEIs integrantes do programa Leia + retornaram ao ensino híbrido.

“Graças ao resultado de transmissão zero do novo coronavírus dentro das cem unidades do programa Leia+, reabertas no último dia 19, foi possível repetir o que foi feito em fevereiro, com os grupos A e B se alternando semana sim e semana não nas escolas e nos CMEIs”, afirmou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Ansiedade

“Ela estava desesperada para voltar, com muita saudade mesmo.” Assim Cristina Mainardes, mãe de Maria Clara, do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Professor Brandão, resumiu a expectativa da filha nesta segunda-feira. “Estamos muito felizes com esta possibilidade de retorno, vamos tomar os cuidados necessários e trazê-la para a escola”, disse a mãe.

Na Escola Municipal Erasmo Pilotto, no bairro Atuba, voltaram às atividades presenciais os estudantes do 9º e 8º anos.

Lucilia Guimarães/SMCS

No CMEI Centro Cívico, a diretora, Ana Beatriz Souza Cerqueira, deixou tudo pronto. A unidade foi recentemente sanitizada com amônia e organizada dentro das normas do protocolo.

“As crianças são nossa razão de ser. Tudo que fazemos é para elas e por elas. Preparamos tudo com muito cuidado e carinho, para uma volta segura e estamos sempre prontos para orientar as famílias e tirar dúvidas”, explicou Ana.

Escalonamento

Nesta segunda-feira, o retorno é para os matriculados nos 9º e 8º anos (Ciclo IV) e 5º e 4º anos (Ciclo II). Na educação infantil, para pré e maternal II.

A partir do dia 9, voltam também os mais novos, do 1º ao 3º anos e do 6º e 7º anos, além dos berçários e maternal I da educação infantil. A partir daí, todos os anos se alternam em grupos A e B, frequentando a unidade semana sim, semana não.

“Sempre será respeitado o limite de até 50% da ocupação previsto no Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais”, destacou a secretária Maria Sílvia.

“Outro ponto que nos deu muita segurança para este retorno, além do Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais, foi a Secretaria Municipal da Saúde disponibilizar aos profissionais da Wducação a testagem rápida nas unidades de saúde”, pontuou a secretária.

Investimentos

A Secretaria Municipal da Educação investiu já cerca de R$ 2 milhões na aquisição de itens para prevenção ao novo coronavírus e produtos de limpeza destinados a toda rede municipal de ensino.

Lucilia Guimarães/SMCS

Foram adquiridos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais, máscaras para professores e estudantes, além de itens de limpeza, totens de álcool em gel e termômetros, tapetes sanitizantes. Além disso, todas as unidades receberam serviços de sanitização com amônia quaternária, para matar fungos, vírus e bactérias.

Também foram comprados aventais para proteção dos profissionais das unidades de educação infantil. Eles serão entregues ao longo de agosto. Mais compras serão feitas ao longo dos meses pela secretaria, conforme a necessidade.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.