Estudantes voltam a participar presencialmente dos roteiros educativos

Crianças e estudantes da rede municipal de ensino voltam, a partir da semana que vem, a frequentar rotas do Linhas do Conhecimento, as aulas de campo com deslocamento por diversos espaços da cidade feitas com ônibus do programa.

Foto: Daniel Castellano/SMCS

A primeira aula de campo de rota será no Parque dos Tropeiros, na CIC, com unidades educacionais das dez regionais no período de 9 a 12 de novembro. Caso chova, a atividade será transferida.

O Linhas do Conhecimento fortalece a consciência urbana com aulas de campos e propostas em parques, museus, universidades, teatros, entre outros territórios. Tem três pilares fundamentais: conhecer, amar e cuidar da cidade.

Em 2020 e até o final do primeiro semestre deste ano, devido à pandemia covid-19, as propostas do Linhas do Conhecimento eram apresentadas de maneira remota, nas videoaulas da TV Escola Curitiba (nos canais 4.2, 9.2 e 16.4 da tevê aberta e no YouTube), além dos vídeos e e-books divulgados na página do programa no Facebook da Educação. Porém, com a melhora nos índices da pandemia, foi possível retomar as atividades presenciais do programa em outubro.

A professora Fabrícia Gomes Bordignon, responsável pelo Linhas, explica que as unidades participantes foram contempladas a partir da conclusão do curso “Os sentidos da cidade na educação ambiental”, ofertado pela equipe do programa. A formação teve carga horária de 16 horas e apresentou subsídios aos professores para que pudessem ampliar os conhecimentos voltados à questão ambiental.

Histórico

O Linhas do Conhecimento totalizou 171 mil participações presenciais de estudantes e de cerca de 16 mil professores, desde sua criação, em 2017, até março do ano passado, início da pandemia. O programa, que coleciona prêmios, integra o Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras.

Em 2019, o Linhas foi o vencedor do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, na categoria Empreendedorismo Educacional.

No ano de 2018, a Secretaria Municipal da Educação foi a vencedora do Prêmio Sesi Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS na categoria poder público municipal.

A Prefeitura de Curitiba também recebeu o selo ODS pelo Linhas do Conhecimento e pelo Projeto de Robótica nas escolas. A Secretaria Municipal de Educação também conquistou o 2.º lugar na votação Escolha do Público.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.