Professor da UEPG cria história em quadrinhos sobre física moderna

Uma viagem sobre a física em formato de história em quadrinhos. É assim que o professor José Flávio Marcelino Borges, do Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), trabalha o ensino da física. Denominada ‘A Liga da Matéria – Os Super Hádrons’, a HQ já está na sua segunda edição e aborda temas da física moderna para alunos do ensino médio e superior.

Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

A ideia da produção do material teve sua origem há 10 anos, quando Flávio era coordenador do curso de Bacharelado em Física da UEPG. “Percebíamos que havia uma grande evasão de alunos. Uma das causas era de que eles não conheciam bem o curso, o que exatamente era a física, quais são as suas áreas e linhas de pesquisa”, descreve. O professor, então, criou um jornal chamado ‘Momentum Física’, para distribuir entre escolas do Ensino Médio. “Dentro desse material, fazíamos uma tirinha de um super-herói abordando temas da física. A ideia era chamar a atenção dos alunos para que eles tivessem interesse em ler o material”, conta.

O sucesso da produção foi surpreendente. “Percebi que materiais com esses formatos de histórias em quadrinhos com estilo mangá  eram muito interessantes para os alunos”, relata o professor, A partir do retorno positivo, Flávio uniu a experiência na docência em física moderna e focou abordar o tema em formato de quadrinhos. Em 2020, surgiram Os Super Hádrons. “São super-heróis que vivem aventuras, salvam o mundo e, ao longo da história, são abordados aspectos da física moderna”, descreve Flávio.

A primeira edição trata sobre física quântica, com detalhes sobre equações, formulações e experimentos. A obra é profunda até a vontade do leitor, segundo o professor. “Ao final do livro, trago uma seção para saber um pouco mais sobre a temática, com tópicos de cada assunto”. Logo no início de 2021, o livro ganhou sua segunda edição. “Vi que havia uma procura boa e dei continuidade. Nesta segunda edição, abordo o tema relatividade”.

A proposta do professor é lançar quatro edições da história. Todo o processo criativo, como a formulação da história e do roteiro, são produzidas pelo professor, com ajuda de um desenhista contratado. “Ao longo dessa produção, vi que a ideia é boa e o retorno está sendo excelente”. O trabalho de Flávio não parou – a terceira edição, onde Os Super Hádrons desvendam as grandes energias do Universo, já está em fase de desenho. “A expectativa de lançamento é para início de 2022. Ainda pretendo dar continuidade e escrever sobre física nuclear”.

A segunda edição da série foi publicada pela Livraria da Física, da Editora USP. O livro está disponível para venda na Livraria da Física.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.