Projeto busca disponibilizar materiais para ensino de inglês para crianças

Um projeto de pesquisa interinstitucional, coordenado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), vai mapear os municípios brasileiros que ofertam inglês ou outra língua na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano. O levantamento de dados será feito com as secretarias municipais de Educação do Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Goiás e Distrito Federal (DF). A proposta é disponibilizar materiais didáticos acessíveis para o ensino de inglês para crianças.

No primeiro momento, o estudo vai identificar quais secretarias de Educação, dos estados participantes, ofertam a língua inglesa, seja por meio de projetos ou no currículo escolar. Para isso, foi elaborado um questionário com 25 questões e enviado para representantes das secretarias, com o objetivo de conhecer a realidade dos municípios.

A etapa final do projeto será o desenvolvimento de materiais didáticos que consigam atender as necessidades.

O projeto possui o apoio e financiamento do British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Cinco instituições conduzem o estudo: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Estadual de Goiás (UFG – Inhumas) e Universidade de Brasília (UnB).

Colaboração AEN