UEL reforça protocolos para aplicar provas do vestibular em 75 locais de Londrina

Com a aproximação da data de aplicação das provas do Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no dia 30 de maio (fase única), em Londrina, a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) têm reforçado a adoção de protocolos relacionados à não transmissão do novo coronavírus para a segurança dos candidatos.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

As provas, anteriormente marcadas para 14 de março, foram adiadas em função do agravamento da pandemia. Elas serão aplicadas no último domingo deste mês, das 14h às 19h, com cinco horas de duração. Serão mais de 27 mil candidatos, distribuídos em 75 locais, em Londrina.

Só o Câmpus Universitário, tradicionalmente o maior local de provas, deve receber 4.500 candidatos, cerca de 50% do número habitual. De acordo com a responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), Sandra Regina de Oliveira Garcia, a universidade seguirá todos os protocolos estabelecidos pelas instituições sanitárias do município no dia do exame.

Além disso, segundo ela, a Cops adotará todas as medidas de contenção do coronavírus, já praticadas e incentivadas há mais de um ano pela universidade: distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras por toda a equipe.

“Enviamos à Secretaria estadual da Saúde nosso plano de biossegurança para aprovação e uma autorização à Saúde do município para a realização do exame. Além da UEL, teremos também outros quatro vestibulares neste mês de maio: UEPG e Unicentro (já realizados), UEM no dia 23, e o nosso no dia 30”, afirma.

“Continuamos acompanhando as atualizações da pandemia em Londrina. É muito importante que façamos a prova, para não interrompermos o ciclo de seleção da UEL”, explica a coordenadora. 

Protocolos de segurança

Para a realização do exame, que exige a circulação de um grande contingente de estudantes por toda a cidade, a universidade seguirá à risca os protocolos de saúde, conforme recomendações das autoridades sanitárias. Segundo Sandra, todos os 75 locais de prova serão completamente higienizados, desde o chão, portas, carteiras, cadeiras e até maçanetas.

As 1.500 salas de aula serão ajustadas para receber entre 40% e 50% da capacidade de estudantes. Em razão disso, o número de salas usadas em relação ao exame passado dobrou.

Todos os fiscais utilizarão máscaras e protetores faciais. Eles também terão a temperatura aferida antes da prova. Os fiscais que apresentarem sintomas serão dispensados. “Pedimos a todos os candidatos que levem duas máscaras. É obrigatório, na metade da prova (2h30), trocar a máscara”, afirma a coordenadora da Cops.

O candidato também é responsável por levar um saco plástico para descarte da máscara, bem como levá-la consigo no fim do exame.

Na hora da prova, os materiais levados pelos estudantes não podem ser compartilhados. “Pedimos que cada um leve um frasco de álcool em gel e sua própria caneta esferográfica preta ou azul, além de garrafa de água”, ressalta.

Os bebedouros estarão liberados apenas para encher as garrafinhas. Não é permitido comer na hora da prova. Se o candidato tiver algum problema de saúde que requeira alimentação (diabetes, por exemplo), deve comunicar um fiscal para se alimentar fora da sala de aula.

Além de documento válido com foto, a Cops pede, ainda, que os candidatos levem o cartão de inscrição impresso. “Não vamos pedir o cartão para o candidato. Só que é importante levar para ele se orientar no local da prova. Muitos perdem um tempo precioso por não saberem onde ir”, destaca Sandra.

O cartão de inscrição estará disponível a partir do dia 24, no site da Cops. O resultado da 1ª convocação sai dia 5 de julho, ao meio-dia, também no mesmo site..

Colaboração

De acordo com Sandra, os maiores riscos em relação à contaminação de estudantes estão antes e depois da aplicação da prova. Por isso, os portões serão abertos antes do horário oficial, às 13h, para que não haja aglomeração na entrada. A UEL também conversa com autoridades municipais para garantir a segurança no dia do exame.

“Estamos em diálogo com a CMTU, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária, empresas de ônibus e associações de bares e restaurantes para pedir que ajudem com uma campanha de conscientização para evitar aglomerações antes ou depois da prova. Também alertamos a população de um aumento significativo de pessoas transitando em todas as regiões de Londrina nesse dia”, afirma.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.