UEPG aprova retorno das atividades acadêmicas presenciais em fevereiro

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aprovou nesta terça-feira (09), em reunião extraordinária, o retorno das atividades acadêmicas presenciais, inclusive as de extensão, a partir de 07 de fevereiro de 2022. O encontro, na forma remota, foi transmitido para toda a comunidade acadêmica pelo YouTube.

Foto: Aline Jasper/UEPG

O pró-reitor de Graduação, Carlos Willians Jaques Morais, apresentou a proposta elaborada de forma coletiva pela Comissão para Planejamento e Discussão dos Protocolos de Biossegurança, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, diretores de setor e seus órgãos colegiados. O arquivo, já com as alterações realizadas pelo Conselho, sujeito a mudanças quanto ao controle de presenças, está disponível neste LINK.

Conforme constava na proposta coletiva, os conselheiros aprovaram a exigência de comprovação do ciclo vacinal completo contra Covid-19 para retorno presencial, por todos os membros da comunidade acadêmica.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione Jovino, apresentou a consulta que foi feita com os acadêmicos, de 25 de outubro até 05 de novembro de 2021, cujo relatório preliminar pode ser acessado AQUI.

Diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa), a professora Fabiana Mansani contribuiu com o relato da experiência dos cursos da saúde, que tiveram o retorno presencial de aulas, para alunos dos últimos anos, em 2020, via autorização específica da secretaria estadual da Saúde (Resolução 1173), de setembro de 2020.

A pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco, que preside a Comissão para Planejamento e Discussão dos Protocolos de Biossegurança, expôs um panorama geral sobre a imunização da população acima de 12 anos, além de dados epidemiológicos (contaminações, internamentos e óbitos) nas cidades da região dos Campos Gerais.

Quanto ao retorno das aulas presenciais nas universidades, foi abordado o cenário mundial e, posteriormente, local, com exposição das datas de retorno previstas pelas instituições de ensino superior públicas do Paraná. A apresentação completa pode ser acessada no LINK.

A conselheira Jeaneth Nunes apresentou a síntese da carta encaminhada ao COU pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, na qual a entidade destacou a importância do protocolo de biossegurança.

Ao final, o reitor Miguel Sanches Neto parabenizou todo o conselho pela discussão e contribuição valiosa de todos os conselheiros e conselheiras. “Esta decisão abre uma nova fase da retomada das atividades presenciais na Universidade, contemplando vários setores da comunidade”, disse.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.