UEPG retorna às aulas teóricas presenciais nesta segunda-feira

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) retoma, nesta segunda-feira (07), as aulas teóricas presenciais dos cursos da graduação, depois de quase dois anos na modalidade remota, por conta da covid-19. O retorno acontece um mês depois da volta das atividades práticas. São esperados 7500 alunos nos dois campi. As aulas acontecem obedecendo o Protocolo de Biossegurança Institucional, que estabelece normas de convivência nos espaços da Universidade.

A última vez que as aulas teóricas aconteceram presencialmente na UEPG foi no dia 13 de março de 2020, uma sexta-feira. A partir do dia 16 de março, a UEPG antecipou os recessos acadêmicos dos cursos, mantendo apenas as atividades administrativas essenciais. O retorno teórico presencial ocorre depois de 721 dias de aulas remotas. “A UEPG se preparou muito para este momento, que é o reencontro dos alunos com a Universidade e, para alguns, de encontro. Aproveitem tudo que a instituição possa dar e se cuidem-se, porque a pandemia não acabou”, destaca o reitor Miguel Sanches Neto.

Apesar das aulas acontecerem remotamente, a UEPG não parou. “Nós nunca paramos com o ensino de qualidade na nossa instituição”, ressalta o pró-reitor da graduação, Carlos Willians Jaques Morais. Ele salienta que o retorno presencial é a continuidade da educação de excelência em um novo formato, depois de quase dois anos. “A volta da presencialidade é motivo de festa, de formar humanamente essas pessoas para uma cultura do encontro, para que os estudantes possam se formar como pessoas melhores dentro da nossa instituição”.

Comissão de Biossegurança

O retorno teórico presencial foi confirmado pela Comissão de Biossegurança Institucional, que deliberou a bandeira sanitária azul, com base no Protocolo de Biossegurança. A bandeira azul autoriza a retomada presencial das funções administrativas e essenciais de atendimento ao público, além das atividades de ensino teóricas, práticas, estágios, extensão e pesquisa.

A autorização para o retorno respeita a manutenção do planejamento apresentado pelos colegiados de curso que definiram pela permanência das aulas remotas até o fim do ano letivo de 2021. O Protocolo de Biossegurança Institucional por ser conferido no site uepg.br/covid19.

Atividades

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) preparou atividades para os acadêmicos a partir da semana que vem. “A equipe está espalhando nos blocos cartazes com papeis adesivos e canetinhas, para que os alunos possam registrar seus sentimos relativos à volta”, conta a pró-reitora Ione Jovino. O cronograma de atividades inicia na terça-feira (08), com a roda de conversa ‘Para Elas’, projeto fixo da Prae, voltado exclusivamente para alunas.

“Vamos contar a história de resistência de algumas mulheres e trazer informações sobre mulheres em diferentes áreas, incentivando a participação das alunas na ciência”, explica Ione. A Prae pretende, na sequência, retomar conversas com alunos cotistas, indígenas e trazer pautas de interesse acadêmico, como a Casa do Estudante. “Nossa meta é ampliar cada vez mais os públicos, de modo que os alunos se sintam acolhidos e recebam informações sobre Universidade”.