UFPR sobe duas posições e é a 20ª melhor universidade da América Latina

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a 20ª melhor instituição de ensino superior da América Latina, de acordo com o ranking de avaliação Times Higher Education (THE) Latin America, divulgado nesta quinta-feira (14). A universidade também é a mais bem colocada no estado do Paraná e a 9ª entre as federais brasileiras.

Nesta edição da classificação, a UFPR subiu duas posições em relação ao ano passado, passando do 22º para o 20º lugar. Ao todo, foram avaliadas 197 universidades de 13 países latino-americanos, entre públicas e privadas, 20 a mais do que em 2021. No Brasil, 76 instituições de ensino superior foram analisadas.

O THE avalia as instituições em cinco eixos: ensino, pesquisa, citações, internacionalização e transferência tecnológica. A UFPR obteve pontuação geral de 70,7. O cálculo foi baseado nas seguintes notas: 40,7 em citações; 46,9 em transferência tecnológica; 29,3 em internacionalização; 85,4 em pesquisa; e 83,7 em ensino.

Comparando com a classificação de 2021, a UFPR melhorou o desempenho em quatro dos cinco eixos. A instituição integra o ranking desde o seu início, em 2016.

Apesar de a primeira posição ter ficado com o Chile, Brasil é o país mais representado na lista. Das 20 melhores universidades da América Latina, 14 são brasileiras e dessas, 12 são públicas, o equivalente a 86% do total.

Metodologia

O ranking latino-americano usa os mesmos 13 indicadores de desempenho do The World University Rankings, que lista as melhores instituições do mundo. A avaliação leva em conta ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

Os critérios buscam mostrar indicadores de performance com base nas relações das instituições com alunos, docentes, pesquisadores e sociedade. O ensino tem peso de 36%, a pesquisa de 34%, as citações de 20%, a internacionalização de 7,5% e a transferência tecnológica de 2,5%.

Produzido por uma consultoria britânica, o Times Higher Education é considerado um dos rankings educacionais mais respeitados do mundo.