Unicentro adia retorno das aulas presenciais para 31 de janeiro

A alta no registro de contágio por covid-19 redesenhou o cenário de retorno às atividades presenciais na Unicentro. Em live realizada nesta segunda-feira (10), o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas anunciou que, como medida de proteção e prevenção, o retorno presencial das aulas, até então previsto para o dia 18, foi adiado para 31 de janeiro. Dessa forma, todos os cursos vinculados ao “Calendário I” iniciam as atividades em 18 de janeiro ainda de forma remota.

Foto: Divulgação Unicentro

“Com tudo muito bem pensado, estudado e orientado em conjunto com profissionais da saúde, decidimos por retornar de forma remota e adiar o início das atividades teóricas presenciais, que devem, então, iniciar no dia 31. Nós temos que voltar, mas voltar com segurança”, destacou Ribas. “A única exceção é o curso de Medicina Veterinária, que começou as atividades presenciais na segunda (10) e deve continuar”.

Outro anúncio feito durante a live foi sobre a decisão de solicitar o comprovante de vacinação de toda a comunidade universitária – estudantes, professores e agentes universitários. “Enquanto universidade, pela sua autonomia, nós temos condições de pedir que as pessoas só entrem se estiverem vacinadas. Essa medida é pensada muito mais no coletivo do que no individual. Nós queremos que todos possam se proteger”, disse o professor.

Ele explica que os estudantes deverão anexar o comprovante de vacinação em uma disciplina criada no Moodle. A chefia do Departamento, junto com os professores de cada turma, fará o controle dessa disciplina para ter o comprovante de que o aluno está vacinado, acrescenta o professor.

Outra novidade divulgada é que o campus Cedeteg, em Guarapuava, será um Centro de Vacinas a partir do dia 12 de janeiro. “Serão feitas todas as vacinas adultas, também em horários em que os postos de saúde estão fechados”, comunicou o vice-reitor.

Ele destacou que todas as medidas tomadas pela Unicentro são amparadas por profissionais da área da saúde e reavaliadas diariamente. Ele ressalta que os três câmpus da universidade – Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava e Irati –, bem como os câmpus avançados, estão comprometidos para garantir um retorno presencial seguro para toda a comunidade.

A reitoria da Unicentro segue acompanhando o cenário de casos de covid-19 na região. Todas as medidas adotadas pela universidade serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação.

Vacinação

A universidade decidiu adotar o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, que pode ser emitido pelo aplicativo ou pela versão web do Conecte SUS.

Para os estudantes, haverá uma disciplina no Moodle na qual será possível anexar o documento. Já os agentes universitários devem encaminhar o comprovante para o e-mail [email protected].

Nos dois casos, o prazo para envio é 30 de janeiro. “Caso não tenha tomado a vacina por uma questão médica, também é possível encaminhar um pedido de exercício domiciliar pelo Protocolo Online, anexando todos os documentos que comprovem o pedido”, orientou o vice-reitor.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.