Universidades estaduais do Paraná ofertam 5,3 mil vagas

As universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão com inscrições abertas para o vestibular de 2021. Ao todo, as três instituições de ensino ofertam 5.398 vagas, distribuídas em 135 cursos de graduação, em 14 municípios paranaenses.

Foto: AEN

Além dos processos seletivos, as universidades também possuem vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma do Ministério da Educação, que seleciona os estudantes para ingressar no Ensino Superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Unespar

A Unespar disponibiliza duas formas de ingresso: a média final do Vestibular 2021 e o Enem (edições 2018 ou 2019). As 2.870 vagas estão distribuídas em 68 cursos, em Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. As inscrições vão até o dia 17 de fevereiro.

Unicentro

Na Unicentro, o prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 18 de fevereiro. São 1.445 vagas, em 40 cursos, nas localidades: Guarapuava, Irati, Prudentópolis, Chopinzinho, Coronel Vívida e Pitanga. As inscrições serão exclusivamente pela internet e a aplicação das provas está prevista para os dias 11 e 12 de abril.

“As inscrições foram reabertas devido aos inúmeros pedidos de pessoas que tiveram dificuldade em acessar o boleto bancário. É também mais uma oportunidade para aqueles que não tinham se inscrito”, explica a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Mores.

Uenp

Na Uenp, devido à pandemia do coronavírus, a prova do vestibular será aplicada apenas no dia 18 de abril, nas cidades onde estão situados os câmpus da instituição: Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio. A universidade oferta 1.083 vagas para 27 cursos de graduação.

As inscrições para o Vestibular da Uenp seguem até 10 de março. Os interessados podem se inscrever pela internet ou nos próprios câmpus, em computadores que serão fornecidos pela universidade, mediante agendamento via e-mail [email protected].

Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) remarcou a prova do Vestibular 2021 para 4 de julho. As inscrições podem ser feitas entre 26 de abril e 28 de maio. A prova acontece em dois turnos: manhã e tarde.

Tradicionalmente, o vestibular da Unioeste é realizado no ano anterior ao ingresso dos novos alunos. No entanto, com a pandemia e a suspensão das atividades acadêmicas, a universidade decidiu que a prorrogação poderia oferecer melhores condições aos candidatos para se prepararem para o vestibular.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.