Vestibular da UEL acontece neste domingo em fase única

Em fase única e com duração de cinco horas, o Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) ocorre neste domingo (30), das 14 horas às 19 horas. As provas serão aplicadas pela equipe e colaboradores da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL, em Londrina. Devem fazer a prova 27.432 inscritos. Os portões dos locais serão abertos às 13 horas, seguindo os protocolos e medidas de segurança de prevenção à covid-19.

Foto: UEL

A aplicação das provas do Vestibular 2021 seria em 14 de março, mas em função do agravamento da pandemia o processo seletivo foi transferido. A Universidade oferece 3.145 vagas (das quais 581 são do Sistema de Seleção Unificada/SISU) em 52 cursos de graduação.

Como em anos anteriores, o curso de Medicina, que pertence ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e oferta 80 vagas, é o mais concorrido. São 11.682 candidatos, o que gerou a concorrência de 264 candidatos por vaga.

Além dos documentos exigidos para o acesso à sala de prova, o candidato deve levar máscara extra, que será trocada durante a prova, álcool gel para higienização das mãos e manter o distanciamento social, inclusive no período que antecede o acesso à sala.

Questões objetivas e redação

Excepcionalmente, a edição 2021 do Vestibular da UEL, diferente de outros anos, traz ao todo 50 questões de múltipla escolha, sendo 36 questões de Conhecimentos Gerais; 10 de Língua Portuguesa e Literatura e quatro de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês). Segundo informações da COPS, cada questão de Conhecimentos tem o valor de 1,5. O candidato tem que obter no mínimo 26% da pontuação do total de questões e não zerar em nenhuma das partes da prova de Conhecimentos Gerais.

A professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), diretora pedagógica da COPS, Juliana Tonelli faz um alerta aos candidatos. Ela ressalta que, neste vestibular, a redação tem um peso bem maior que nas edições anteriores, porque será critério de desempate.

Já segundo a coordenadora da COPS, Sandra Garcia, a redação exige originalidade, ordem sintática, atenção ao modo solicitado, ortografia, pontuação, normas gerais da Língua e vocabulário. “A revista Diálogos Pedagógicos, que está no portal da Cops, apresenta vários modelos de provas de redação comentados. O candidato poderá entender o que se espera de um bom texto”, complementa.

Gabarito provisório

O gabarito provisório da Prova de Conhecimentos será disponibilizado após o término da provas, no domingo (30), às 21 horas. Já o gabarito definitivo sairá no dia 10 de junho, às 17 horas, ambos no site da COPS.

A publicação dos classificados na 1ª Convocação sairá no dia 5 de julho, às 12 horas, também no site da COPS. A pré-matrícula (obrigatória) dos classificados ocorre de 5 a 8 de julho.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.