Europa: cerca de 12 mil pessoas saem de casa por causa dos incêndios florestais

As altas temperaturas do verão europeu surpreendem até moradores locais e turistas habituados a frequentar o continente nesta época do ano. E com elas uma consequência assustadora. O fogo nas florestas. A velocidade do avanço das chamas em áreas inteiras do interior da Europa tem preocupado autoridades na França, Espanha, Portugal e Reino Unido.

Foto: Reprodução | Agência Brasil

Ao longo de todo o sábado, a preocupação com as chamas levou autoridades a retirarem cerca de 12 mil pessoas de suas casas na região de Gironda, sudoeste da França. Apesar do trabalho de mais de 1 mil bombeiros, a previsão dos próprios soldados é de ampliação da área atingida pelo fogo. Em menos de uma semana, as labaredas queimaram uma área 40% maior. Hoje são mais de 10.000 hectares pegando fogo.

A Espanha também padece com a intensidade das chamas. A onda de calor tem provocado ocorrência de incêndios florestais até em regiões famosas como destinos turísticos. No norte do país, a província de Málaga já teve que promover a retirada de mais de 3 mil pessoas de suas casas devido a incêndios. Abrigos improvisados em ginásios esportivos têm recebido inclusive turistas, além dos moradores locais. 

Em Portugal os focos de incêndio deram uma trégua ao longo do final de semana. As autoridades estão atentas para o risco de as chamas voltarem. No Reino Unido, toda a atenção se volta para o calor que pode chegar aos 40° em determinadas áreas do país. Para os britânicos, seria uma temperatura recorde.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.