Força-tarefa prende mais de 1.000 abusadores de menores de idade

Mais de 1.000 agressores e abusadores de menores foram presos nos últimos 30 dias por uma força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública em todos os estados do país. Cerca de 12 mil vítimas foram atendidas.

Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

Essa violência sexual contra os jovens também aparece na Pesquisa Nacional de Saúde Escolar do IBGE, na qual 15% dos entrevistados disseram que já sofreram algum tipo de abuso sexual, desde assédio até estupro. Foram ouvidos meninos e meninas de 13 a 15 anos, em todo o país, entre 2009 e 2019

Outros 5,6% afirmam que foram forçados a manter relação sexual. A pesquisa também aponta que, no período de 10anos, a violência física praticada por algum adulto da família triplicou: passou de 9,45% para 27,5%.

Um jovem de 16 anos conta que a violência começou aos 13. Primeiro, foi assediado por um funcionário da escola. Depois, por um vizinho mais velho e não conseguiu evitar o estupro: “eu fui na casa dele porque ele falou ‘ah agora vamos jogar um videogame’. Ele abriu o videogame tudinho e botou um vídeo pornográfico, fui obrigado a fazer senão ele falou que ia me matar”.

Milene Veloso, doutora em psicologia pela Universidade Federal do Pará, defende a educação sexual como forma de proteção, seja em casa ou nas escolas “no sentido de identificar que comportamentos são comportamentos suspeitos de que ele está submetido a uma situação de violência. Alguns adolescentes nem perceberam que foram vítimas de algum tipo abuso sexual”.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.