Forças ucranianas sofrem novo ataque russo em cidade do leste

Por Pavel Polityuk e Abdelaziz Boumzar

KIEV/SLOVIANSK, Ucrânia (Reuters) – Tropas ucranianas que lutam em Sievierodonetsk sofreram um novo ataque pesado nesta quarta-feira de forças russas que veem a captura da cidade industrial como chave para o controle da região circundante de Luhansk.

No sul da Ucrânia, outro grande campo de batalha na guerra, autoridades disseram que os ataques russos a locais agrícolas, incluindo depósitos, estavam agravando uma crise alimentar global que desperta preocupações de fome em alguns países em desenvolvimento.

A Turquia recebeu o ministro das Relações Exteriores da Rússia para discutir um plano da ONU para abrir um corredor no Mar Negro para as exportações de grãos ucranianos. O russo Sergei Lavrov disse que a Ucrânia precisa primeiro retirar minas explosivas de seus portos – uma medida que Kiev teme que a tornaria mais vulnerável a ataques do mar.

As forças russas estão focadas há semanas em tomar Sievierodonetsk, que abrigava cerca de 106 mil pessoas antes de Moscou invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro. O governador da região de Luhansk disse que as forças ucranianas não se renderiam na cidade.

“A luta ainda está acontecendo e ninguém vai desistir da cidade, mesmo que nossos militares tenham que recuar para posições mais fortes. Isso não significa que alguém está desistindo da cidade –ninguém desistirá de nada. Mas pode ser forçado a recuar”, declarou Serhiy Gaidai à televisão ucraniana.

As forças russas aumentarão ainda mais seus bombardeios em Sievierodonetsk e sua cidade-gêmea menor de Lysychansk, na margem oeste do rio Siverskyi Donets, disse ele.

Luhansk e a província adjacente de Donetsk formam a região de Donbas, reivindicada por Moscou para os separatistas de língua russa que ocupam partes do local desde 2014.

“A defesa absolutamente heróica de Donbas está em andamento”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em uma declaração em vídeo na terça-feira. “Os ocupantes não acreditavam que a resistência dos nossos militares seria tão forte e agora eles estão tentando trazer novos recursos para o Donbas.”

A Reuters não pôde verificar independentemente a situação em Sieverodonetsk.

Moscou diz estar envolvida em uma “operação militar especial” para desarmar e “desnazificar” sua vizinha. A Ucrânia e seus aliados chamam isso de pretexto infundado para uma guerra que matou milhares, destruiu cidades e forçou milhões de pessoas a fugir.

A Rússia voltou seu foco para a região de Donbas desde que suas forças foram derrotadas nos arredores de Kiev em março.

O gabinete de Zelenskiy informou que duas pessoas morreram e duas ficaram feridas na região de Luhansk nas últimas 24 horas, cinco civis ficaram feridos na região de Donetsk e quatro mortos e 11 feridos na região de Kharkiv.

Em Sloviansk, uma das principais cidades de Donbas ainda controladas pela Ucrânia, cerca de 85 km a oeste de Sievierodonetsk, mulheres com crianças pequenas faziam fila para coletar ajuda enquanto outros moradores carregavam baldes de água pela cidade.

A maioria dos moradores fugiu, mas as autoridades dizem que cerca de 24.000 permanecem na cidade, no caminho de um esperado ataque das forças russas que se reagrupam ao norte.

“Vou ficar, não vou sair sem meu marido. Ele trabalha aqui. Foi o que decidimos, vamos ficar”, disse Irina, que não informou o sobrenome, enquanto esperava com uma criança em um carrinho do lado de fora de uma centro de distribuição de ajuda.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.