Fortes chuvas deixam onze pessoas desabrigadas no litoral do Paraná; ruas ficam alagadas

O alto nível de chuva surpreendeu os moradores do litoral do Paraná no fim da tarde desta quarta-feira (5). As regiões de Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá e Guaratuba registraram alagamentos e fortes temporais, deixando onze pessoas desabrigadas. 

O município de Matinhos, local mais afetado pelas chuvas, ultrapassou 100 mm do nível de água e Paranaguá marcou 54 mm. Segundo o Capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil, 117 pessoas acionaram o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para pedir suporte aos estragos causados pelas chuvas. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso na manhã de quarta-feira para alertar os moradores sobre a tempestade na região. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, relatou o instituto.

Alerta de temporais no Paraná. Reprodução/INMET

A Defesa Civil recomenda que em casos de fortes chuvas, a população faça ocorrências e entre em contato com os órgãos responsáveis o mais breve possível. “A orientação é que as pessoas procurem fazer o cadastro na Defesa Civil do município”, afirma o Capitão Marcos Vidal.

O aviso inclui também o acompanhamento das informações meteorológicas, para os moradores se precaverem de possíveis transtornos. A população afetada receberá o suporte necessário para a recuperação dos danos provocados pelos alagamentos. 

Confira os vídeos das chuvas no litoral: