Golpe do Pix: veja dicas de como evitar e o que fazer

O Pix é um método consagrado e seguro de pagamento entre os brasileiros. Atualmente, os criminosos atacam a parte mais vulnerável das pessoas, fazendo o que é chamado de engenharia social. Ou seja, tentam enganar os consumidores de várias formas para executar os golpes. Então, é muito importante que você fique atento.

Há várias táticas usadas pelos falsários. Em uma delas, eles enviam um link falso falando que a pessoa deve fazer um novo cadastro das chaves Pix e direciona para um site falso onde serão coletadas todas as informações pessoais e que serão usadas para o golpe.

Há também quem se passe por funcionários do banco e ligue para as pessoas dizendo que houve um problema e que é preciso confirmar algumas informações pessoais e aí, novamente, de posse dos dados, eles vão cometer crimes se passando pelo titular da conta bancária.

Como não cair no golpe? Confira algumas dicas:

  • Não clique em links recebidos por e-mails sem saber a procedência, os bancos não enviam links por e-mail pedindo para você preencher dados;
  • A dica vale também para links recebidos pelo WhatsApp e redes sociais.
  • Para cadastrar chaves Pix use somente o aplicativo oficial do banco ou nas agências.
  • Se você receber algum código de verificação solicitado ou não, não compartilhe esse número com ninguém, nem com pessoas que se afirmam funcionários do banco.
  • Não faça cadastros em ligações telefônicas ou pelo WhatsApp.
  • Duvide de amigos ou parentes que pedem dinheiro pelo Pix pelo WhatsApp, podem ser perfis clonados ou falsificados.

E se você descobrir que foi vítima do golpe do Pix, o que fazer?

Se você perceber que foi vítima de um golpe do Pix a primeira medida é procurar imediatamente o banco que você tem conta.

Além disso tire print de todas as conversas, números de telefones recebidos ou outras informações que possam comprovar o golpe, e por fim registre um boletim de ocorrência.

Com essas informações, se necessário, você poderá entrar na Justiça para tentar reaver os valores perdidos.

Informações de SBT News