Governo inicia segunda edição da Operação Maria da Penha

Teve início nesta segunda (29) a segunda edição da Operação Maria da Penha. O objetivo da nova fase é proteger as mulheres e combater o feminicídio e a violência doméstica contra esse público, além de conscientizar a população para o crime de feminicídio, difundir os meios pelos quais pode ser denunciado, e estimular políticas públicas para as mulheres e práticas efetivas implementadas pelos estados com o objetivo de proteger e acolher vítimas.

Foto: Pexels

A iniciativa tem apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e das Secretarias de Segurança Pública dos estados, e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Segundo a pasta, por meio da operação, as polícias civis e militares das 27 unidades federativas (UFs) do país “vão atuar em ações preventivas e repressivas para combater todas as formas de agressão contra a mulher”. 

“Haverá cumprimento de mandados judiciais, prisões, apreensões, entre outros procedimentos de polícia judiciária, como a concessão/solicitação/expedição de medidas protetivas de urgência”, completa o comunicado. A segunda edição da operação vai até 27 de setembro. Na primeira, realizada em 2021, 108,6 mil profissionais atuaram nas 27 UFs e mais de 127 mil mulheres foram atendidas. Foram registradas ainda 14,1 mil prisões e 39,8 mil medidas protetivas solicitadas ou expedidas.

Com informações do portal SBT News.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.