Greve dos caminhoneiros está descartada por enquanto, avisa categoria

Em meio a boatos de que caminhoneiros poderiam paralisar as atividades por causa do preço do diesel, o presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace “Chorão” Landim, publicou uma nota oficial nesta segunda (16). O líder avalia que a situação da categoria é tão frágil que uma greve seria insustentável.

Além do risco de ficar sem recursos básicos por causa da renda baixa, Chorão diz que fazer uma grande paralisação neste momento pode atrapalhar a recuperação econômica do Brasil, que ainda é muito tímida. Os caminheiros brasileiros apoiam o bem-estar da sociedade”.

Em vez de influenciar os caminhoneiros a cruzarem os braços, ele pede atenção dos governantes sobre a atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para extinguir aumentos de preço dos combustíveis, além de fiscalizar e punir os “cartéis” existentes no setor.

“Parece que o setor está sendo regulado pela Petrobras, uma empresa que visa lucros e distribuição de dividendos cada vez maiores aos seus acionistas”, criticou.

Possível solução

A nota oficial também cita o projeto de lei do senador Lucas Barreto (PSD-AP). O PL 1.205/2022 prevê que, “na prestação de serviço realizado pelo TAC (transportador autônomo de carga), o combustível terá caráter meramente ressarcitório, não compondo o valor do frete, devendo ter seu custo repassado integralmente ao tomador do serviço, de forma destacada e apartada do frete”, escreve o senador.

Chorão considera que “não trará impacto algum à sociedade, mas fará uma diferença enorme para cada caminhoneiro. Precisamos que o congresso faça o PL tramitar com máxima urgência, de forma que os autônomos tenham seu direito básico respeitado, diminuindo tensões, de forma a eliminar riscos de uma grande greve como a de 2018 que, infelizmente, por mais esforços que façamos, não está descartada”.

Com informações do portal SBT News.