Guerra na Ucrânia chega ao 20º dia com expectativa de novas negociações

O conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia chega ao 20º dia, nesta 3ª feira (15.mar), e deve ser marcado por uma nova rodada de negociações. Segundo o conselheiro presidencial e negociador da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, o encontro virtual iniciado ontem deve ser retomado ainda nesta manhã para discutir as posições específicas de ambos os países. Apesar dos representantes demonstrarem abertura para novos acordos, os políticos afirmam que a comunicação continua complexa.

Este é o quarto encontro realizado pelos representantes das nações desde o início da guerra. Na última reunião, os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, não avançaram nos acordos para um possível cessar-fogo. Entre as exigências da Rússia está o não ingresso da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), fazendo com que o território permaneça neutro. O governo ucraniano, por outro lado, defende a independência do país.

Mesmo com as expectativas de negociações, os conflitos armados continuam em andamento no território ucraniano. Mais cedo, três bombardeamentos foram registrados na cidade de Kiev e Podilsk, atingindo prédios residenciais. As autoridades informaram que o fogo procedente da explosão já foi controlado, mas que as equipes de socorro seguem no resgate dos moradores.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2,9 milhões de pessoas já cruzaram a fronteira da Ucrânia para escapar do conflito militar, sendo a metade crianças e adolescentes. A grande maioria busca abrigo em países fronteiriços como Polônia e Hungria, enquanto outros deslocam-se para Eslováquia, Moldávia, Romênia, outras nações europeias e, até mesmo, algumas regiões da Rússia. A entidade estima que, ao final da guerra, mais de 4 milhões de cidadãos estejam em situação de refúgio.

Informações do portal SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.