Hospitais adiam milhares de consultas devido ao funeral da rainha

Hospitais britânicos cancelaram milhares de consultas agendadas para a próxima segunda-feira (19), data em que será realizado o funeral de Estado da rainha Elizabeth II. De acordo com o grupo Open Democracy, todos os atendimentos que forem urgentes serão adiados, incluindo exames de maternidade e cirurgias de catarata. 

Em comunicado aos pacientes, as unidades hospitalares citam o feriado nacional, anunciado pelo governo do Reino Unido. “Isso permitirá que indivíduos, empresas e outras organizações prestem suas condolências a Sua Majestade e comemorem seu reinado, marcando o último dia do período de luto nacional”, diz o texto.

O adiamento das consultas acontece em meio ao recorde de lista de espera, calculado em quase 6,8 milhões de pessoas. Destas, 337 mil estavam esperando pelos agendamentos há mais de um ano.

Apesar dos cortejos à rainha Elizabeth II, o funeral da monarca acontecerá apenas no dia 19 de setembro. Na data, o caixão será transportado, ao lado de uma procissão, do Palácio de Westminster até a Abadia de Westminster, em Londres. No local, os integrantes da família real e demais conviados devem se reunir em missa de homenagem à rainha.

Informações de SBT News