IBGE: prévia da inflação de junho segue acima de 12%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) registrou em junho alta de 0,69%, alcançando 12,04%.  O resultado é menor do que o registrado nos 12 meses imediatamente anterior (12,20%) .

BOLSA-FAMILIA-PAGAMENTO
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No ano, o indicador acumula alta de 5,65%. O IPCA-15 é considerado uma prévia da inflação. O estudo é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foi divulgado nesta sexta-feira (24).

Os ajustes nos preços dos planos de saúde foram o fator que mais influenciaram a taxa nesse mês, com alta de 2,99%, contribuindo para um aumento 0,10 pontos percentuais no resultado.

O grupo Habitação deixou para trás a deflação de 3,85% de maio e passou a subir 0,66% em junho, puxado pelo aumento de 4,29% da taxa de água e esgoto.

A alta dos preços do grupo transportes desacelerou a 0,84% em junho, contra 1,80% em maio, graças à queda de 0,55% nos combustíveis, após avanço de 2,05% no mês anterior.

A desaceleração no segumento se deu pela queda nos preços dos combustíveis (-0,55%). Apesar do aumento no óleo diesel (2,83%), o etanol e gasolina caíram 4,41% e 0,27%, respectivamente. 

A alta do grupo Alimentação e bebidas desacelerou a 0,25% em junho, contra 1,52% em maio, com os preços dos alimentos para consumo no domicílio apresentando variação positiva de 0,08%.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.