Índice de atividades turísticas no Brasil cresce 29,1% em um ano

O índice de atividades turísticas no Brasil cresceu 29,1% de janeiro de 2021 até o mesmo período deste ano. O percentual, divulgado na quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi impulsionado, principalmente, pelos segmentos de transportes aéreo e rodoviário coletivo de passageiros, hotéis, restaurantes e locação de automóveis.

Quando analisado por Estado, Minas Gerais (49%) e Rio Grande do Sul (40,8%) aparecem no topo dos que mais avançaram no setor. Na sequência, estão São Paulo (38,9%), Bahia (21,2%) e Rio de Janeiro (12,6%). Apesar dos altos índices, quando comparados com o mesmo período dos últimos anos, o turismo baiano (-3,9%) e o mineiro (-2,4%) tiveram queda em relação a dezembro de 2021. 

Em 2021, o Brasil encerrou o ano com alta de 21,1% no Índice de Atividades Turísticas, confirmando a tendência de recuperação do setor depois de um período difícil devido à pandemia de covid-19. Ao longo do ano, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por exemplo, mais de 62,5 milhões de pessoas foram transportadas nos aeroportos do país, número que representa um crescimento de 20,4% na comparação com o ano anterior (51,9 milhões de passageiros).

Informações de SBT News