Início da primavera: veja 5 programas ao ar livre para fazer em Curitiba

A chegada da primavera, nesta quinta-feira (22), é um bom motivo para turistas e moradores explorarem ou redescobrirem atrações de Curitiba, com os mais de 40 parques e bosques.

Foto: Hully Paiva/SMCS

“Com o clima mais ameno, nos próximos meses, o que não faltam são opções de passeios que encantam pela natureza e sustentabilidade, outros pela cultura e tradição e até por levar o visitante a momentos de contemplação e reflexão”, destaca Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Cinco dicas para aproveitar ainda mais a cidade

Cores primaveris nos parques, bosques e jardins

Petúnias rosas, begônias e bocas-de-leão são alguns exemplos de flores da estação que começam a dar nova cor aos parques, bosques e jardins de Curitiba. 

Relaxantes ou para atividades físicas, românticos ou para encontrar amigos, há espaços verdes em cada canto da cidade. Seja o Barigui, o Tingui, o Bosque do Papa, o Jardim Botânico, o Tanguá, o Passaúna ou o Lago Azul, é impossível não passear pela capital sem cruzar com alguns deles. 

Com a chegada da primavera, trilhas, pistas de corrida, árvores, lagos, túneis, cascatas, belvederes, pontes e novas flores ficam ainda mais convidativos para caminhar, praticar esportes, fazer um piquenique ou simplesmente contemplar a vida sentado no gramado, ao ar livre.

Feiras da Primavera e Criança no Centro

A chegada da estação das flores marca a abertura das tradicionais Feiras Especiais da Primavera e Criança de Curitiba, que começam com a nova estação nas praças Osório e Santos Andrade, no Centro. 

As barracas vão reunir artesanato e culinária da capital, região metropolitana, além de lembranças criativas e lúdicas com temática de flores e para presentear os pequenos no Dia das Crianças (12 de outubro). 

As feiras começam nesta sexta-feira (22) e vão até 11 de outubro. A da Praça Osório funcionará de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h30 às 19h30. Na Praça Santos Andrade, funcionará de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h. 

Doce encanto nos Jardins de Mel

Quando as flores começam a desabrochar, na primavera, as abelhas iniciam intensamente a coleta do néctar e do pólen. Os melhores lugares para apreciar este ritual são os Jardins de Mel, que se espalham por vários espaços da Prefeitura e reúnem charmosas casinhas repletas de abelhas sem ferrão. São mais de 80 locais na cidade.

As colmeias podem ser apreciadas em locais como a Praça Osório, o Parque Barigui, o Jardim Botânico, o Museu de História Natural do Capão da Imbuia, o Bosque Reinhard Maack e o Parque Tingui, além de estar em hortas comunitárias como a do Rio Bonito, no Campo do Santana, a da Visitação, no Boqueirão, e a Santa Rita IV, no Tatuquara.

O programa Jardim de Mel tem como objetivo tornar a população mais consciente sobre a importância das abelhas para o equilíbrio da biodiversidade do planeta.

Hortas do Tatuquara ao Cajuru

Em meio a linhas de alta tensão ou trilhos de trem, pés de alface, couve, brócolis e temperos. Um programa diferente, com clima de primavera, é conhecer uma das 126 hortas comunitárias urbanas com apoio da Prefeitura. 

Uma das maiores é a Horta Comunitária Santa Rita IV, no Tatuquara, que reúne 88 famílias de produtores. Além de plantarem para consumo próprio, os agricultores doam para entidades filantrópicas e vizinhos. 

Do outro lado da cidade, no Cajuru, está outro ponto que tem apoio do município. No local, produtores cultivam canteiros repletos couve, rúcula, alface, almeirão e mostarda. 

Para turistas e curitibanos que se interessaram em conhecer os locais, a Horta Santa Rita IV fica na Rua Pero Vaz de Caminha, s/n, no Tatuquara. Já a Horta do Cajuru fica em frente ao número 100 da Rua Emilio Bertolini.

Rua das Flores

Os canteiros do calçadão da Rua XV de Novembro – ou Rua das Flores, como é carinhosamente conhecida – trazem o clima da primavera a quem passeia pelo local. O colorido das flores ganha um encanto especial na estação.

Além dos canteiros cheios de petúnias e bocas de leão, as bancas comerciais que vendem flores no calçadão oferecem grande abundância das flores da estação, como begônias, sálvias e tagetes. 

Ótima oportunidade para curtir um passeio pela Rua das Flores, conhecer prédios históricos, bares, restaurantes, confeitarias, lojas comerciais e ainda levar um pouco da primavera curitibana para casa. 

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.