Atirador mata seis pessoas em desfile de 4 de Julho em Chicago

HIGHLAND PARK, Estados Unidos (Reuters) – Um atirador escondido em um telhado abriu fogo contra um desfile comemorativo pelo feriado de 4 de Julho e matou ao menos seis pessoas em Highland Park, um rico subúrbio de Chicago, transformando uma exibição cívica de patriotismo no Dia da Independência dos Estados Unidos em uma cena de caos e pânico.

Autoridades disseram em entrevista coletiva que seis pessoas morreram e 24 foram levadas para hospitais, e que um fuzil foi recuperado na cena do crime. Um porta-voz de um hospital informou que 31 pessoas ficaram feridas.

A polícia procurava um homem branco entre 18 e 20 anos de idade, e pediu pistas ao público para encontrá-lo.

“Não há palavras para o tipo de monstro que fica à espreita e atira em uma multidão de famílias com crianças celebrando um feriado com sua comunidade”, disse o governador de Illinois, JB Pritzker, em comunicado.

O ataque acontece num momento em que episódios de violência com armas de fogo estão frescos nas memórias dos norte-americanos, depois de um massacre no dia 24 de maio matar 19 crianças em uma escola e duas professoras em Uvalde, no Texas, e do ataque de 14 de maio que matou 10 pessoas em um mercado em Buffalo, no Estado de Nova York.

A equipe do Hospital NorthShore Highland Park, em Highland Park, estava tratando 26 pessoas, e cinco foram transportadas para o Hospital NorthShore Evanston, disse o porta-voz Jim Anthony.

“A grande maioria sofreu ferimentos a bala. Os demais indivíduos sofreram ferimentos como resultado do caos no desfile”, disse Anthony.

Crianças acenando bandeiras norte-americanas, andando de triciclo ou desfrutando de um passeio em uma carroça puxada por adultos congelaram enquanto pessoas na multidão gritavam ao som dos disparos, de acordo com um vídeo postado nas redes sociais.

A testemunha Amarani Garcia, que estava no desfile com sua filha pequena, disse à afiliada local da ABC que ouviu tiros nas proximidades, depois uma pausa para o que ela suspeitava ser o atirador recarregando, e depois mais tiros novamente.

Havia “pessoas gritando e correndo. Foi realmente traumatizante”, disse Garcia. “Eu estava muito apavorada. Eu me escondi com minha filha em uma lojinha. Isso só me faz sentir que não estamos mais seguros.”

Um vídeo nas redes sociais mostrou uma banda que estava marchando no desfile de repente saindo da formação e fugindo, e outras imagens de pessoas deixando seus pertences para trás enquanto buscavam segurança.

“Todo mundo estava correndo, se escondendo e gritando”, disse a produtora digital da CBS 2 Elyssa Kaufman, que estava no local, de acordo com o site da emissora.

A população de Highland Park é de 30.000 habitantes e quase 90% de brancos, de acordo com o Departamento do Censo dos EUA. Cerca de um terço da população é judia, de acordo com a Agência Telegráfica Judaica.

O ataque provavelmente reacenderá o debate nos EUA sobre o controle de armas e se medidas mais rígidas podem evitar tiroteios em massa que acontecem com tanta frequência nos Estados Unidos.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.