Dependente do turismo, Portugal sujeitará britânicos não vacinados a quarentena

Por Catarina Demony

REUTERS/Pedro Nunes

LISBOA (Reuters) – Passageiros do Reino Unido chegando a Portugal precisarão ficar em quarentena durante 14 dias a partir desta segunda-feira se não estiverem totalmente vacinados contra a Covid-19, informou o governo português.

A regra nova será mantida ao menos até 11 de julho, e vem na esteira de uma disparada de casos em Portugal em níveis vistos em fevereiro, quando o país estava submetido a um lockdown rigoroso.

O número de casos positivos diários também aumentou no Reino Unido, mas a distribuição de vacinas está mais rápida ali e uma proporção muito maior de britânicos já recebeu uma primeira dose.

Os britânicos chegando por terra, mar ou ar precisam apresentar provas de que estão totalmente vacinados ou se isolar durante 14 dias “em casa ou em um local indicado pelas autoridades de saúde”, disse o governo em um comunicado na noite de domingo.

Uma pessoa é considerada totalmente vacinada em Portugal 14 dias após a segunda de duas aplicações ou da vacina de dose única da Johnson & Johnson. Os passageiros britânicos que se recuperaram da Covid-19 e receberam uma dose também poderão entrar.

O Reino Unido é uma das maiores fontes de turistas estrangeiros de Portugal, mas retirou o vizinho europeu de sua lista de destinos de viagem dispensados de quarentena neste mês. Já a Alemanha declarou Portugal uma “zona de variante do vírus” na semana passada, uma medida que transtornará ainda mais as viagens.

Portugal está na lista âmbar britânica, o que obriga os viajantes a se isolarem durante 10 dias na volta ao lar e fazer exames caros de Covid-19.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.