Índia planeja mais que triplicar doses diárias de vacina contra Covid-19

Por Manas Mishra e Tanvi Mehta

REUTERS/Adnan Abidi/Foto de Arquivo

BENGALURU (Reuters) – A Índia pode ter até 10 milhões de doses de vacina contra Covid-19 disponíveis por dia em julho e agosto, sendo que hoje são pouco menos de 3 milhões, disse o governo, tentando apaziguar os temores de escassez e má gestão do programa.

O segundo país mais populoso do mundo sofre desde abril com um surto de infecções desastroso que só começa a recuar agora, e especialistas de saúde dizem que a única forma de evitar outra disparada é a vacinação em massa de sua população, de 1,3 bilhão de habitantes.

“Não duvidamos que conseguiremos aumentar o ritmo das vacinações assim que o suprimento for aumentado”, disse o conselheiro governamental V K Paul aos repórteres nesta terça-feira.

Fabricantes de vacinas, como o Instituto Serum da Índia e o Bharat Biotech, estão se apressando para reforçar os suprimentos, e o país também está conversando com grandes produtores estrangeiros de vacinas, como a Pfizer Inc, disseram autoridades.

O Ministério da Saúde disse que quase 45 milhões de pessoas já foram totalmente vacinadas –4,7% dos 950 milhões de adultos. A Índia administrou quase 2,8 milhões de doses na segunda-feira, de acordo com dados de seu portal oficial de vacinas.

O governo do primeiro-ministro, Narendra Modi, é criticado pela distribuição lenta das vacinas, embora a Índia seja uma das maiores fabricantes mundiais de doses, inclusive a da AstraZeneca.

Vários Estados indianos se queixam de uma carência de doses da vacina AstraZeneca e da vacina Covaxin, desenvolvida pela empresa nacional Bharat Biotech.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.