Índia vê Covid se espalhar em áreas rurais e tem recordes diários de infecções e mortes

Por Shilpa Jamkhandikar e Tanvi Mehta

Homens em trajes de proteção perto de corpo de parente que morreu de Covid-19 em Nova Délhi

NOVA DÉLHI (Reuters) – A esperança de que a segunda onda mortal de Covid-19 da Índia estava prestes a atingir um pico se desfez nesta quinta-feira, quando o país registrou recordes diários de infecções e mortes enquanto o vírus se espalha de cidades para vilarejos da segunda nação mais populosa do mundo.

A Índia registrou o recorde de 412.262 casos novos de Covid-19 nas últimas 24 horas e um recorde de 3.980 mortes. As infecções por Covid-19 já ultrapassam 21 milhões, e o total de óbitos é de 230.168, mostram dados do Ministério da Saúde.

Modelos do governo haviam previsto um pico de infecções da segunda onda na quarta-feira.

“Isto detém temporariamente as especulações sobre um pico”, disse Rijo M John, professor do Instituto Indiano de Administração de Kerala, Estado do sul, no Twitter.

Como os hospitais estão à caça de leitos e oxigênio por causa da disparada de infecções, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse em um relatório semanal que a Índia respondeu por quase metade dos casos de coronavírus relatados globalmente na semana passada e um quarto das mortes.

O país tem 3,45 milhões de casos ativos. Especialistas médicos dizem que os números reais da Índia podem ser de cinco a 10 vezes maiores do que a contagem oficial.

A crise de Covid-19 é mais aguda na capital, Nova Délhi, entre outras cidades, mas em áreas rurais – que abrigam quase 70% da população de 1,3 bilhão de habitantes – a rede de saúde pública limitada está criando mais desafios.

“A situação se torna perigosa nos vilarejos”, disse Suresh Kumar, coordenador de campo da Manav Sansadhan Evam Mahila Vikas Sansthan, uma instituição de caridade de direitos humanos.

Em alguns vilarejos de Uttar Pradesh, Estado do norte que abriga cerca de 200 milhões de pessoas e onde a entidade atua, “há mortes quase em uma de duas casas”, disse ele.

“As pessoas estão assustadas e recolhidas em casa com febre e tosse. Os sintomas são todos de Covid-19, mas sem informações disponíveis muitas pensam que é a gripe sazonal.”

Em Nova Délhi, menos de 20 dos mais de 5 mil leitos de tratamento intensivo de Covid-19 ficam livres em qualquer momento.

No escritório de um crematório hindu da capital, o chão e as prateleiras estão repletos de potes de argila, pacotes plásticos e contêineres de aço cheios de cinzas das muitas vítimas de Covid-19 da cidade que foram cremadas.

(Por Anuron Kumar Mitra em Bengaluru, Danish Siddiqui em Nova Délhi, Shilpa Jamkhandikar em Mumbai)

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.