Kremlin não espera acordos em cúpula Putin-Biden, mas diz que conversas ajudam

Por Vladimir Soldatkin

Maxim Blinov/Sputnik/via REUTERS

MOSCOU (Reuters) – Uma reunião entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu colega norte-americano, Joe Biden, em Genebra na quarta-feira dificilmente produzirá resultados concretos, mas as conversas serão úteis mesmo assim, disse um assessor do Kremlin.

Os dois se encontrarão pela primeira vez desde que Biden se tornou presidente dos Estados Unidos, e a relação bilateral está em seu pior momento em anos.

O assessor de política externa de Putin, Yuri Ushakov, disse aos repórteres que a pauta – independentemente do comunicado final – foi confirmada em sua conversa telefônica com o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, na segunda-feira.

A estabilidade nuclear, a mudança climática, a segurança cibernética e o destino de cidadãos norte-americanos presos na Rússia e russos prisioneiros nos EUA estarão em pauta, segundo o assessor do Kremlin.

“Não estou certo de que se chegará a qualquer acordo. Vejo esta reunião com otimismo prático”, disse Ushakov aos repórteres em comentários liberados para publicação nesta terça-feira.

Biden, que em março chamou Putin, um ex-agente do KGB, de assassino, sustenta que a Rússia pratica um comportamento inaceitável em diversas frentes. Ele também fala dos “dilemas” russos: seu colapso econômico pós-soviético, o que classificou como interferência indevida na Síria e problemas com a Covid-19.

Em um telefonema de abril, ele propôs uma cúpula com Putin para lidar com as disputas.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.