Médicos da Espanha alertam jovens ao verem alas de Covid voltarem a lotar

Por Nacho Doce

REUTERS/Nacho Doce

BARCELONA (Reuters) – Uma semana atrás, a ala de Covid-19 de um hospital de Barcelona onde a doutora Inmaculada Lopez Montesinos trabalha só tinha alguns pacientes.

Agora ela está cheia, e o Hospital del Mar liberou dois andares adicionais para tais pacientes, já que as infecções impulsionadas pela variante mais contagiosa Delta assolam a população majoritariamente mais jovem e não-vacinada da Espanha.

Embora a mortalidade esteja muito menor do que nas primeiras ondas da pandemia, Lopez Montesinos disse que hospitais como o seu estão sob pressão crescente. Ela atribui o salto repentino de casos à suspensão das restrições em todo o país ao longo dos últimos dois meses, um aumento do turismo e as férias escolares de verão.

“Tudo isto é um coquetel explosivo que nos leva a esta quinta onda que nos surpreende no meio de julho”, disse a médica de 34 anos à Reuters, apelando para que as pessoas evitem multidões, mantenham as interações sociais no mínimo e usem máscaras.

Enfrentando o maior índice de infecções de 14 dias da Espanha, 1.068 casos para cada 100 mil pessoas – mais que o dobro da média nacional –, autoridades da Catalunha, onde Barcelona se localiza, disseram na quarta-feira que reimpuseram um toque de recolher em 158 municípios.

Lopez Montesinos disse que o paciente típico que está vendo tem 40 anos ou menos, não tem problemas de saúde preexistentes e ou não está vacinado, ou só parcialmente vacinado.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.