Mídia israelense pede que Facebook e Twitter impeçam incitação contra jornalistas

Por Steven Scheer

Logos do Facebook e Twitter em Málaga

JERUSALÉM (Reuters) – Um grupo de veículos de mídia israelenses pediu uma “ação decisiva” do Facebook e do Twitter contra as ameaças e incitações virtuais crescentes de violência contra jornalistas.

As 14 principais redes de televisão, jornais, estações de rádio e sites de notícias de Israel disseram em cartas de seus advogados enviadas por email, vistas pela Reuters, que as ameaças e o discurso de ódio aumentaram nas últimas semanas, particularmente durante o conflito de 11 dias com militantes palestinos na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.

“Estes grupos de mídia… compartilham todos um sentimento de urgência em relação ao nível de perigo representado por estes tuítes e postagens e a necessidade para todos os envolvidos de se adotar uma ação decisiva nesta questão”, escreveu Noga Rubinstein.

O Facebook disse nesta terça-feira que estabeleceu um centro especial de operações neste mês para reagir a conteúdos a respeito do conflito israelo-palestino publicados em sua plataforma enquanto desinformação, discurso de ódio e clamores por violência circulam em plataformas de redes sociais.

O Twitter afirmou que apoia jornalistas e impõe uma diretriz clara que proíbe as pessoas de emitirem ameaças violentas contra outras, além de políticas para comportamento abusivo e conduta raivosa.

As cartas ressaltam tuítes e postagens pedindo dano físico a jornalistas israelenses e rotulando-os como traidores ou inimigos do Estado de maneira a incentivar ou justificar ações violentas contra eles.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.