Nasa anuncia voo à Lua a partir de 29 de agosto

A agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciou nesta quarta (20), que realizará a primeira missão não tripulada à Lua em 29 de agosto deste ano.

Foto: Reprodução/ Nasa

Entitulada Artemis I, a missão dá início a uma série de testes que devem levar os Estados Unidos de volta à Lua até 2025 e a Marte na década de 2030. O primeiro voo com tripulação em volta da superfície lunar deve acontecer em 2023. 

A espaçonave Orion será lançada no foguete mais poderoso do mundo, o Sistema de Lançamento Espacial (SLS), e viajará além da Lua ao longo de uma missão de quatro a seis semanas. A nave irá permanecer no espaço por mais tempo do que qualquer nave para astronautas sem atracar em uma estação espacial  e voltará para casa mais rápido e será submetida a mais calor do que todas as outras anteriores.

Jim Free, responsável da Nasa, observou que o voo de teste inicia “nosso programa Artemis para voltar à lua”. O foguete SLS e a cápsula Orion estão atualmente no hangar do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, após reparos decorrentes de problemas técnico no teste de contagem regressiva no mês passado.

A próxima missão será a Artemis II, em 2024. Apesar de ser tripulada, os astronautas só darão voltas ao redor da lua. Em 2025, Artemis III será o retorno da humanidade à superfície da Lua — pousando os primeiros astronautas no Polo Sul lunar. Entre os tripulantes, a primeira mulher e a primeira pessoa negra a pisar em solo lunar.

Com informações do portal SBT News.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.