OMS diz só ter suprimentos médicos para uma semana no Afeganistão

Por Nafisa Eltahir e Aidan Lewis

REUTERS/Stringer

CAIRO (Reuters) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) só tem suprimentos suficientes para uma semana no Afeganistão porque a entrega de equipamentos médicos do exterior foi impedida por restrições no aeroporto de Cabul, disse uma autoridade regional graduada nesta terça-feira.

A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) também teme que os tumultos atuais no Afeganistão provoquem um pico de infecções de Covid-19 – os exames do vírus caíram 77% na última semana, disseram autoridades do escritório da OMS no leste do Mediterrâneo.

As autoridades da OMS, que falaram durante uma entrevista coletiva virtual, disseram que 95% das instalações de saúde afegãs continuam operando, mas que algumas funcionárias não voltaram a seus postos e algumas pacientes passaram a ter medo de sair de casa.

As entregas de mais de 500 toneladas de suprimentos médicos, incluindo equipamentos cirúrgicos e conjuntos para desnutrição grave, estão travadas por causa das restrições no aeroporto de Cabul, disse a OMS.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.