Papa Francisco diz que tratamento médico é luxo em alguns países

O santo padre o papa Francisco disse, nesta terça-feira (4), que os tratamentos médicos continuam sendo classificados como “luxo” em alguns países. A declaração do pontífice foi feita em mensagem pelo 30º Dia Mundial do Doente, data instituída por João Paulo II, celebrada anualmente em 11 de fevereiro.

Imagem: Reprodução/Vatican News

“O caminho ainda é longo, e em alguns países receber tratamentos adequados permanece um luxo. A comprovação é a escassa disponibilidade, nos países mais pobres, de vacinas contra a covid-19, porém ainda mais a falta de tratamentos para doenças que exigem medicamentos muito mais simples”, afirmou.

Francisco reforçou ainda a importância das instituições sanitárias católicas, que devem preservar e sustentar a presença para “doentes mais pobres e situações esquecidas”. “Numa época em que se difundiu a cultura do descarte e nem sempre se reconhece a vida como digna de ser acolhida e vivida, estas estruturas podem ser exemplares na salvaguarda e no cuidado de cada existência.”

O pontífice também aproveitou para saudar o progresso da medicina e ressaltou que as novas tecnologias fizeram surgir “percursos terapêuticos que são de grande benefício para os doentes”. “O doente é sempre mais importante que sua doença, e qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir de ouvir o paciente, suas ânsias e seus medos”, completou.

Informações do SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.