Rússia alerta Reino Unido: navegue perto da Crimeia de novo e marinheiros se machucarão

MOSCOU (Reuters) – Uma autoridade de alto escalão da segurança russa alertou o Reino Unido, nesta quarta-feira, a não navegar novamente com seus navios de guerra perto da Crimeia, a menos que deseje que marinheiros britânicos se machuquem.

Imagem registrada pelo Ministério da Defesa russa mostra, supostamente, navio da Marinha Britânica no Mar Negro

O alerta, emitido por Mikhail Popov, vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, ocorre após um incidente no mês passado em que o navio de guerra britânico “HMS Defender” exerceu o que Londres disse serem regras de liberdade de navegação internacionalmente reconhecidas em águas territoriais ucranianas perto da Crimeia.

A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014 e diz que as águas ao redor da península pertencem a Moscou agora, apesar da maioria dos países ainda reconhecer a área como ucraniana.

Popov, em uma entrevista ao jornal estatal Rossiiyskaya Gazeta, disse que o comportamento do Reino Unido e sua reação subsequente ao incidente foram desconcertantes.

Em particular, ele criticou as sugestões do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e do ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, de que o incidente pode se repetir.

“Ações semelhantes serão frustradas com os métodos mais duros no futuro pela Rússia, independentemente da lealdade do violador ao Estado. Sugerimos que nossos oponentes pensem bem se vale a pena organizar tais provocações, dadas as capacidades das Forças Armadas russas”, disse Popov.

“Não são os membros do governo britânico que estarão nos navios e embarcações usados para fins provocativos”, acrescentou. “E é nesse contexto que quero fazer uma pergunta ao mesmo Boris Johnson e a Dominic Raab — o que eles dirão às famílias dos marinheiros britânicos que se machucarão em nome de ideias tão ‘grandiosas’?”

(Por Gabrielle Tétrault-Farber)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6D12E-BASEIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.