Rússia mata jornalista da Radio Liberty em ataque com mísseis em Kiev

KIEV (Reuters) – A Rússia matou uma jornalista do veículo de mídia apoiado pelos Estados Unidos Radio Liberty em um ataque com mísseis a Kiev durante uma visita à capital ucraniana do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), disse a emissora nesta sexta-feira.

A Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL), com sede em Praga, afirmou que o corpo da produtora Vira Hyrych foi encontrado na manhã de sexta-feira em escombros depois que o ataque de quinta-feira destruiu os dois andares inferiores de um prédio residencial. A emissora disse que Hyrych trabalhava para a Radio Liberty desde 2018.

“Ela estava indo para a cama quando um míssil balístico russo atingiu seu apartamento no centro de Kiev. A barbárie da Rússia é incompreensível”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Oleg Nikolenko. “Pedimos às organizações de mídia que condenem o assassinato de Vira e de todos os outros ucranianos inocentes.”

A RFE/RL, financiada pelos EUA, que cobre a antiga União Soviética desde a Guerra Fria, é uma das principais fontes restantes de notícias em língua russa fora do controle do Kremlin, já que Moscou efetivamente fechou toda a mídia independente dentro da Rússia após sua invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro.

“O conselho editorial da Radio Liberty expressa suas condolências à família de Vira Hyrych e a lembrará como uma pessoa brilhante e gentil, uma verdadeira profissional”, disse a emissora em comunicado.

Em Kiev, trabalhadores estavam retirando escombros na área residencial atingida pelos mísseis.

“Kiev ainda é um lugar perigoso e Kiev ainda é alvo dos russos, claro. A capital da Ucrânia é o objetivo e eles querem ocupá-la”, disse o prefeito Vitali Klitschko, supervisionando a limpeza antes da descoberta do corpo de Hyrych.

Os mísseis atingiram a capital durante uma visita na quinta-feira do secretário-geral da ONU, António Guterres. O ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, chamou de “um ataque à segurança do secretário-geral e à segurança mundial”.

A Ucrânia reconheceu nesta sexta-feira que está sofrendo pesadas perdas no ataque da Rússia no leste, mas disse que as perdas da Rússia foram ainda maiores, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu ao Congresso norte-americano que libere até 33 bilhões de dólares para ajudar Kiev a resistir ao ataque.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, elogiou a oferta de ajuda maciça de Biden, que equivale a quase 10 vezes ao auxílio que Washington enviou até agora desde o início da guerra.

Depois de fracassar em um ataque a Kiev, no norte da Ucrânia, no mês passado, a Rússia agora está tentando capturar totalmente duas províncias do leste conhecidas como Donbas.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.