Sirenes soam em Kiev e moradores da capital da Ucrânia se preparam para invasão russa

Por volta das 11h15 da manhã de sexta-feira (25) – 6h15 no horário de Brasília – sirenes soaram em Kiev, capital da Ucrânia, anunciando um possível ataque aéreo na região. 

De acordo com o correspondente do SBT, Sérgio Utsch, as sirenes soaram de forma mais intensa. “Um som aterrorizante e a gente tem que ficar bastante atento ao que está acontecendo porque é um alerta para que as pessoas se protejam nesse momento. Um momento tenso aqui na capital”, relatou.  

Durante a noite, bombas e explosões foram ouvidos nas proximidades. Ainda segundo Utsch, os russos estão a menos de dois quilômetros de Kiev.  

O governo ucraniano afirmou que houve troca de tiros, além de um sequestro de um carro do exército ucraniano por parte de homens russos. Os invasores se vestiram com os uniformes das tropas da Ucrânia e tentaram furar uma barreira, mas foram contidos. 

Força Aérea da Ucrânia derruba avião russo em Kiev 

O ministro do Interior da Ucrânia, Anton Gerashchenko, disse que explosões ouvidas em Kiev nesta sexta foram ataques da Força Aérea nacionalcontra aviões ou drones russos. A afirmação foi feita em uma publicação no Facebook, na qual a autoridade ucraniana incluiu um vídeo mostrando o momento em que um avião russo em chamas cai do céu como uma enorme bola de fogo. 

Gerashchenko parabenizou os militares pelo ataque: “Bravo para a Força Aérea Ucraniana!”. Ainda de acordo com ele, porém, os destroços da aeronave atingida caíram em uma rua do distrito de Darnitsky e provocaram um incêndio num prédio de nove andares; o fogo atingiu do quarto ao nono. Socorristas foram enviados ao local para apagar as chamas e resgatar vítimas. 

internacionalInformações do SBT News.