Taliban captura mais cidades afegãs; ataque à capital é esperado

CABUL (Reuters) – Insurgentes do Taliban dominaram a segunda e terceira maiores cidades do Afeganistão, enquanto a resistência das forças do governo cedia, gerando temores de que um ataque à capital Cabul possa ocorrer em poucos dias.

Combatentes do Taliban se reúnem em intersecção de estrada na cidade de Ghazni, no Afeganistão

Uma autoridade do governo confirmou que Kandahar, pólo econômico no sul afegão, estava sob o controle do Taliban no momento em que as forças internacionais finalizavam sua retirada depois de 20 anos de guerra.

Herat, no oeste, também foi capturado pelo grupo islâmico fundamentalista.

“A cidade parece uma linha de frente, uma cidade-fantasma”, disse Ghulam Habib Hashimi, membro do conselho provincial, por telefone de Herat, localidade de cerca de 600 mil habitantes próxima da fronteira com o Irã.

“As famílias ou partiram, ou estão se escondendo em casa.”

Uma autoridade de alto escalão da Defesa norte-americana disse que há a preocupação de que o Taliban -retirado do poder por forças lideradas pelos Estados Unidos em 2001, após os ataques de 11 de setembro no país- pudesse avançar contra Cabul em poucos dias.

Mas Washington espera que as forças de segurança afegãs ofereçam mais resistência à medida que os insurgentes se aproximam da capital.

O primeiro vice-presidente afegão, Amrullah Saleh, disse depois de uma reunião de segurança presidida pelo presidente Ashraf Ghani estar orgulhoso das Forças Armadas e que o governo fará tudo o que puder para fortalecer a resistência ao Taliban.

Os combates aumentaram o temor de uma crise de refugiados e de um retrocesso nas conquistas dos direitos humanos desde que o Taliban foi derrubado. Cerca de 400 mil civis foram forçados a deixar suas casas desde o início do ano, 250 mil deles desde maio, disse uma autoridade da ONU.

“A situação tem todas as marcas de uma catástrofe humanitária”, disse Thomson Phiri, do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, durante uma coletiva, expressando preocupação com uma “maré maior de fome”.

ABRIGO EM PARQUES

Famílias estão acampadas em um parque de Cabul com pouco ou nenhum abrigo para escapar da violência em outras partes do país.

As Nações Unidas alertaram que uma ofensiva do Taliban na capital teria um “impacto catastrófico nos civis”, mas não há muita esperança de que as negociações encerrem os combates agora que o grupo parece rumar para uma vitória militar.

O Taliban também conquistou as cidades de Lashkar Gah no sul e Qala-e-Naw no noroeste, afirmaram as autoridades de segurança. Firuz Koh, capital de Ghor, foi entregue sem luta, disseram.

Os militantes, que lutam para derrotar o governo e impor sua versão radical do regime islâmico, assumiram o controle de 14 das 34 capitais de província do Afeganistão desde 6 de agosto.

O Pentágono disse na quinta-feira que enviaria cerca de 3 mil soldados adicionais dentro de 48 horas para ajudar a retirar o pessoal diplomático.

O Reino Unido disse que enviaria cerca de 600 tropas para ajudar os cidadãos a partirem, e outras embaixadas e grupos humanitários disseram que também estão retirando seus funcionários.

Os aliados da Otan realizaram consultas sobre a crise. O secretário-geral Jens Stoltenberg tuitou: “Nosso objetivo continua sendo apoiar o governo e as forças de segurança afegãs. Mantemos nossa presença diplomática em Cabul e a segurança de nosso pessoal é fundamental.”

(Das redações de Cabul, Islamabad, Genebra e Washington)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7C110-BASEIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.